O plantio de soja em Amambai está avançando a um ritmo acelerado nesta safra. De acordo com dados do projeto Siga/MS, divulgados em 20 de outubro, mais de 60% da área prevista já foi semeada, e 90% das lavouras estão em boas condições. Para a safra 2024/2025, a expectativa é de um aumento na área plantada, que deve chegar a 144.529,72 hectares, superando os 135.327 hectares da safra anterior.
O boletim técnico mais recente aponta que as lavouras estão em estágios iniciais de desenvolvimento, entre VE (emergência) e V3 (terceira folha trifoliada). As condições climáticas são favoráveis, com boa umidade no solo e baixa incidência de pragas e plantas daninhas, o que tem contribuído para o bom início da safra.
Manoel Douglas Antunes Pinto Junior, engenheiro agrônomo e presidente do Sindicato Rural de Amambai, se mostrou otimista com o progresso do plantio. Segundo ele, este é o melhor começo de safra dos últimos três anos, graças às boas condições de umidade. No entanto, o maior desafio ainda são os veranicos, que costumam ocorrer entre dezembro e janeiro. Pinto Junior também destacou a importância de uma safra forte para o crescimento econômico da região e a necessidade de estratégias eficazes de comercialização.