Os supervisores comerciais da Inpasa, Rui Farias Filho e Aldo Dutra e o presidente e o 1º diretor administrativo da Aprosoja/MS, Jorge Michelc e Paulo Stefanello se reuniram na semana passada.
Entre os assuntos, os presentes debateram sobre a produção e a industrialização de sorgo em Mato Grosso do Sul, além da instalação de mais uma unidade da empresa, no município de Sidrolândia.
Na oportunidade, Michelc destacou que “na última safra, foram cultivados 216 mil hectares, ocupando 5,4% da área destinada à soja. E a cada ano, novas áreas vêm sendo cultivadas, tanto que para esta safra, a estimativa é de que o sorgo ocupe 7% das áreas de soja.”
O coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta, explicou que “a área de sorgo vem ganhando espaço, principalmente em regiões com altitude reduzida, fator que prejudica a cultura do milho. Então, além de uma opção para rotação cultural, o sorgo é uma alternativa para o incremento de fluxo de caixa dessas propriedades.”
“Em 2024 já vamos começar a receber sorgo. Neste primeiro momento, em Dourados, a partir de agosto e em Sidrolândia, a partir de novembro, com uma perspectiva de comprar de 200 a 250 mil toneladas de sorgo”, destacou Farias Filho.