A agricultura familiar ganhará um importante impulso na Capital e arredores. Os pequenos produtores empenhados e dedicados ao cultivo da terra e criação de animais, agora terão a oportunidade de melhorar suas práticas e atender às demandas dos mercados regionais.
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, firmou uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para o projeto "Inova Campo MS: Fortalecendo a agricultura familiar", conduzido pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ). O bjetivo é oferecer cursos de formação em diversas áreas do conhecimento, focando especialmente na região central de Mato Grosso do Sul, que abrange Campo Grande, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Terenos e Jaraguari.
Dentre as ações da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, destaca-se o auxílio na organização das cadeias produtivas de 25 comunidades rurais da agricultura familiar, englobando um total de 1.070 famílias. “Hoje a Sidagro atende agricultura familiar com a disponibilização e coordenação da utilização de patrulhas mecanizadas auxiliando no preparo de solo e plantio de diversas culturas; capacitação e difusão de novas tecnologias, com treinamentos e cursos para profissionalização dos produtores; entre diversas ações que visam fomentar o agronegócio”, exemplifica o Secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.
A parceria com a UFMS possibilita a realização de ações integradas, envolvendo diversos atores do setor, e foca em capacitações que atendem necessidades específicas dos pequenos produtores. Isso inclui formação em novas técnicas e tecnologias da produção agropecuária, atualização sobre legislação pertinente e informações sobre as linhas de financiamento disponibilizadas pelo Novo Plano Safra.