Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024



Executivo Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024, 13:39 - A | A

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024, 13h:39 - A | A

Ligação Física

Governos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso unem forças para conectar pantanais e impulsionar economia

A construção será a primeira ligação física entre o bioma compartilhado pelos dois estados

Viviane Freitas
Capital News

Os governos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso anunciaram a construção de uma ponte para conectar os Pantanais dos dois estados, com um investimento de até R$ 60 milhões. Esta será a primeira ligação física entre os dois biomas e tem como objetivo facilitar o acesso e impulsionar o turismo ecológico na região.

O acordo foi oficializado nesta terça-feira (12). As secretarias de Infraestrutura dos dois estados já realizaram uma visita técnica e avaliaram três possibilidades para a construção da ponte. A opção mais viável é usar concreto para construir uma estrutura de 300 metros de extensão, ligando o final da Estrada Transpantaneira, em Mato Grosso, à MS-214, em Mato Grosso do Sul, conectando as cidades de Corumbá e Porto Jofre, em Poconé (MT).

Atualmente, a viagem rodoviária entre Corumbá e Poconé leva mais de 15 horas, passando por várias cidades. Com a ponte, a distância será reduzida para 324 km. O projeto, que será desenvolvido por Mato Grosso, também inclui melhorias na MS-214 e investimentos em infraestrutura rodoviária, com o objetivo de criar um corredor de ecoturismo que atravesse o Rio São Lourenço, atualmente atravessado de balsa.

Além de facilitar o acesso ao ecoturismo, a ponte deve estimular o turismo de pesca e observação de fauna, como onças e jacarés. A expectativa é que a nova ligação aumente a movimentação de turistas nacionais e estrangeiros e gere novos empregos na região. A obra também permitirá uma rota alternativa para o transporte de gado e insumos, beneficiando a economia local.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS