Campo Grande 00:00:00 Sábado, 16 de Novembro de 2024


Interior Segunda-feira, 14 de Setembro de 2009, 18:00 - A | A

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2009, 18h:00 - A | A

Fiems inaugura amanhã escritório do IEL, laboratório do Senai e biblioteca do Sesi em Três Lagoas

Da Redação (AP)

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, vai inaugurar, no próximo dia 15 de setembro, em Três Lagoas, o escritório do IEL, mais uma unidade da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi na cidade e o Laboratório de Instrumentação, Automação, Processos, Eletricidade e Eletrônica do Senai. “Essas obras reforçam o papel do Sistema Fiems de responsável por produzir a base que dá suporte à produção das indústrias já instaladas e também para atrair novos investimentos para o município”, declarou.

Sérgio Logen reforça que Três Lagoas já tem o 2° maior PIB Industrial do Estado, contado com 264 indústrias que empregam 7.323 trabalhadores e geram massa salarial de R$ 76 milhões por ano e, para atender a crescente demanda do setor industrial, a Fiems, o Sesi, o Senai e o IEL disponibilizam educação básica e profissional, saúde, estágio, capacitação empresarial, qualificação de fornecedores, desenvolvimento tecnológico e lazer. “As indústrias chegam a Três Lagoas, não porque o município está localizado na divisa com São Paulo, mas porque oferece condições para elas se estabelecerem”, disse.

Na avaliação da prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet, a chegada de indústrias a Três Lagoas pode ser creditada em grande parte à qualificação da mão-de-obra em curto período disponibilizada pelo Senai. “A vinda de empresas como International Paper, Votorantin Celulose e Papel, Metalfrio, Fatex, Emplal e outras, exigiram uma mão-de-obra qualificada e ainda deficitária no município”, pontuou, destacando que o presidente da Fiems e o diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, serão agraciados com os títulos de cidadãos treslagoenses concedidos pela Câmara Municipal.

Biblioteca

Ela acrescenta que a sensibilidade e visão do presidente Sérgio Longen proporcionou ao Senai e ao Sesi os investimentos necessários para a qualificação de nossa mão-de-obra. “Com o apoio de algumas empresas, salas de aula foram construídas e novos cursos profissionalizantes foram implantados, beneficiando milhares de famílias”, analisou.

Simone Tebet ressalta que a visita do presidente da Fiems ao município é sempre motivo de expectativa para a população, pois ele sempre anuncia boas novas para a região. “Já estamos mal acostumados com as boas notícias que o presidente da Fiems traz para Três Lagoas e dessa vez não deve ser diferente”, destacou, referindo-se, em particular à segunda unidade da Indústria do Conhecimento do Sesi no município e a 15ª de Mato Grosso do Sul.

Segundo a prefeita, a entrega dessa segunda unidade deve aumentar a visitação dos estudantes do município, pois a biblioteca municipal ainda é precária e com essas duas opções disponibilizadas pelo Sistema Fiems, por meio do Sesi, dão suporte nessa área de educação e cultura. “Com a inauguração dessa Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Três Lagoas, o nosso município está bem servido. É a educação indo até a população e não a população indo à educação”, disse, completando que agora o município passa a contar com duas bibliotecas, uma em cada extremo da cidade.

Laboratório

Já o Laboratório de Instrumentação, Automação, Processos, Eletricidade e Eletrônica do Senai vai possibilitar melhorias aos cursos técnicos nas áreas de automação, eletrônica, instrumentação, eletricista predial e comandos elétricos. Conforme Luiz Guilherme Gonçalves da Silva, supervisor de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai de Três Lagoas, o laboratório didático terá quatro ambientes.

Ele acrescenta ainda que o laboratório vai oferecer condições de fazer análise de energia, pois foi equipado com analisador de energia que mostra como está o consumo da indústria. “Esse equipamento pode revelar ao industrial se a empresa dele está pagando excedente reativo, além de mostrar distorções harmônicas, que podem causar danos em bancos de capacitores da rede elétrica e ruídos na rede elétrica”, explicou.

Além disso, o laboratório conta com robô industrial para fins didáticos e que permite a programação CLP (Controlador Lógico Programado). Luiz da Silva acrescenta que o laboratório também tem uma planta de automação da manufatura, que simula o processo industrial predominante na região de Três Lagoas.

Escritório do IEL

Também no próximo dia 15 de setembro o presidente da Fiems vai inaugurar o Escritório do IEL no município, que antes funcionava em uma sede provisória instalada dentro da unidade do Senai na cidade. De acordo com o líder de Projetos do IEL de Três Lagoas, Hugo Bittar, o escritório, que vai funcionar na Avenida Antonio Trajano dos Santos, 2.250, no Bairro Santo André, facilitará a localização do Instituto por parte dos empresários e dos estudantes.

Atualmente, o IEL disponibiliza no município o PQF (Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores), programas de estágios, serviços do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento, Econômico e Social), pesquisa industrial, cadastro industrial e apoio ao CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems.

Hugo Bittar informa que, em média, o Escritório do IEL atende 40 estagiários por mês e cerca de 30 empresas com o PQF, BNDES e Programa de Estágio. “Além disso, mantemos visitas às empresas e, com a nova sede, deveremos até triplicar os atendimentos receptivos”, previu.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS