O presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o prefeito de Amambai, Dirceu Luiz Lanzarini, iniciaram nesta sexta-feira (12/11), durante reunião na Prefeitura Municipal, encaminharam soluções capazes de fazer avançar o processo de industrialização do município.
Acompanhado pelo secretário municipal de Indústria e Comércio de Amambai, José Aguiar, e vereadores, o prefeito disse ao presidente da Fiems que a administração municipal está empenhada em executar ações que possam levar indústrias para a região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
Segundo Dirceu Lanzarini, a Prefeitura de Amambai já iniciou os estudos para elaborar um programa de incentivos fiscais para que as empresas se instalem no município. “O nosso município conta atualmente com cerca de 30 mil habitantes e boa parte dessa população é economicamente ativa, ou seja, está inserida no mercado de trabalho.
No entanto, como em outras cidades do Estado, enfrentamos a falta de qualificação profissional e, portanto, esperamos contar com a parceria do Sistema Fiems para capacitar esses trabalhadores”, disse.
Sérgio Longen reforçou que o Sistema Fiems tem todo o interesse no desenvolvimento industrial dos municípios localizados na região de fronteira com o Paraguai. “Entendemos que, com a instalação de indústrias nessas cidades, será mais um território capaz de gera emprego e renda com base na vocação de cada município.
Por isso, defendemos o redirecionamento dos incentivos fiscais do Estado para as regiões onde ainda não têm indústrias”, afirmou, completando que esse problema deve ser resolvido por meio do CDI (Conselho de Desenvolvimento Industrial) do Estado.
Com relação à qualificação de mão-de-obra do município, o presidente da Fiems explicou ao prefeito que a partir do próximo ano o Senai vai utilizar a estrutura física da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi inaugurada na cidade para ministrar cursos de capacitação profissional por meio do EaD (Ensino a Distância).
“Os cursos do EaD serão o primeiro passo do Sistema Fiems na formação profissional dos trabalhadores de Amambai. Depois, estudaremos outras formas de capacitar os moradores do município”, explicou. Também participaram da reunião o deputado estadual Paulo Corrêa, o diretor da Fiems, Altair da Graça Cruz, e o diretor-regional do Senai, Jaime Verruck.(Com informações da Assessoria)