Campo Grande 00:00:00 Sábado, 16 de Novembro de 2024


Interior Sexta-feira, 03 de Outubro de 2008, 10:48 - A | A

Sexta-feira, 03 de Outubro de 2008, 10h:48 - A | A

Senai fecha parceria para capacitação em Três Lagoas

Da Redação (JG)

O Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul) confirmou ontem (02/10) parceria para capacitar a mão-de-obra que atuará na Sitrel (Siderúrgica Três Lagoas), pertencente ao Grupo Grendene com previsão para iniciar a operação no município em julho de 2011, quando começará a produzir ferro-gusa, vergalhões de aço e fio-máquina.

A parceria foi definida após reunião entre o diretor-corporativo da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul – e diretor-regional do Senai/MS, Jaime Verruck, e o representante da empresa, Marcus Van Der Put.

Durante a reunião, foi apresentado o desenvolvimento de programas realizados para outras empresas e definidas as principais competências que a Sitrel necessitará. “Foi muito positiva a reunião, pois mostrou o interesse da empresa em definir o planejamento de ações com antecedência, de forma a ajustar o cronograma de investimentos ao cronograma de capacitações”, analisou o diretor da Fiems.


Para a implantação do empreendimento, a Sitrel adquiriu uma área de 3,6 quilômetros quadrados da Fazenda Paraíso, situada a 18 quilômetros da área urbana de Três Lagoas. As obras de construção começam no próximo ano, quando a Siderúrgica já terá o licenciamento prévio emitido pela Semac (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia).

Atualmente, a empresa já contratou projeto de engenharia básica e realiza a sondagem do terreno na área adquirida para instalação da unidade industrial, às margens da BR-262. Os incentivos fiscais concedidos para os diversos setores de produção da Sitrel variam de 75% a até 90% e levam em conta também o custo do frete, em função da localização da indústria em relação à sua fonte de matéria-prima.

A Sitrel foi concebida para ser modelo de sustentabilidade e vai utilizar em seus fornos carvão vegetal proveniente de floretas plantadas pelo próprio projeto, abastecendo-se de água oriunda de um sistema que faz captação da chuva. Com a implantação da usina de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul terá três indústrias na área da siderurgia, sendo as outras duas a MMX, em Corumbá, e a Vetorial, em Campo Grande. (com informações da assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS