Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Justiça Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025, 10:03 - A | A

Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025, 10h:03 - A | A

Meio Ambiente

MPMS investiga corte ilegal de árvores no Parque dos Poderes

Oito árvores foram suprimidas sem autorização em área de reserva legal

Vivianne Nunes
Capital News

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, instaurou um inquérito para apurar o corte ilegal de árvores no Parque dos Poderes, em um terreno localizado na Rua Imbé com a Avenida do Poeta.

De acordo com denúncia recebida pela Ouvidoria do MPMS em maio de 2024, as árvores foram removidas sem autorização prévia ou plano de manejo, em área de reserva legal. Em resposta à denúncia, o órgão solicitou vistoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), que confirmou a supressão de oito árvores no local, incluindo um exemplar de 56 cm de diâmetro, possivelmente a árvore mais antiga da área.

A Semadur aplicou multa de R$ 32 mil ao responsável pela infração. O MPMS também requisitou informações ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para verificar as providências administrativas adotadas em relação ao caso.

O Promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida, responsável pela condução do inquérito, destacou a importância de preservar o meio ambiente. "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, e é nosso dever protegê-lo para as presentes e futuras gerações", afirmou.

O MPMS agora trabalha para identificar os responsáveis pelo corte das árvores e assegurar que medidas de recuperação da área afetada sejam aplicadas.

O inquérito está disponível para consulta pública na sede da 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande e no portal do MPMS. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas diretamente à Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS