Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 16 de Abril de 2025


Polícia Terça-feira, 15 de Abril de 2025, 10:25 - A | A

Terça-feira, 15 de Abril de 2025, 10h:25 - A | A

Violência online

Adolescente de Campo Grande é alvo de operação nacional contra grupo que promovia automutilação e violência online

Grupo usava plataformas como Discord e Telegram para incitar ódio, crueldade contra animais e até ataques violentos; mandados foram cumpridos em sete estados

Elaine Oliveira
Capital News

Um adolescente de 14 anos, morador de Campo Grande, está entre os alvos de uma operação nacional contra um grupo criminoso que utilizava plataformas criptografadas e redes sociais para atrair jovens e incentivá-los à automutilação coletiva, crueldade contra animais, discurso de ódio e até sugestões de ataques violentos. O jovem não foi localizado durante a ação.

Na Capital sul-mato-grossense, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira (15) pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado). Segundo a polícia, o adolescente era responsável por fazer conexões e repassar os desafios nas redes.

A operação foi deflagrada de forma simultânea em sete estados: Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás. No total, foram cumpridos cerca de 20 mandados de busca, com duas prisões temporárias de adultos e sete internações provisórias de adolescentes infratores.

As investigações revelaram que o grupo usava plataformas como Discord e Telegram para disseminar os desafios e promover as ações criminosas. Os membros recebiam "recompensas simbólicas" por seu nível de engajamento.

Em Mato Grosso do Sul, a polícia apreendeu materiais digitais considerados provas importantes, que agora serão submetidas à perícia.

Os investigados poderão responder por crimes como associação criminosa, indução à automutilação, maus-tratos a animais, entre outros, com penas que podem ultrapassar 10 anos de reclusão.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS