O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Mato Grosso do Sul emitiu um alerta nesta quarta-feira (15) sobre um golpe que está sendo aplicado em condutores do estado. Estelionatários estão enviando notificações falsas por e-mail e mensagens de texto, informando sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O golpe direciona as vítimas a um link que imita a página do Gov.br, onde são solicitados dados pessoais e informações sobre supostas infrações e valores a serem pagos. Após o preenchimento, o cidadão é levado a uma opção para "regularizar" a situação. Até o momento, cerca de 10 pessoas relataram ter recebido as mensagens, sendo que duas afirmaram ter efetuado pagamentos de R$ 119 e R$ 193.
O Detran reforça que não solicita dados ou pagamentos por meio de redes sociais, e que os contatos oficiais são realizados exclusivamente por canais institucionais, como o Diário Oficial do Estado (DOE), correspondência via Correios ou pelo Sistema de Notificação Eletrônica no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Condutores que tiverem dúvidas devem buscar informações pelos canais oficiais, como o Portal de Serviços Meu Detran, a Central de Informações ou em uma das 94 agências de trânsito distribuídas pelo estado, garantindo a segurança de seus dados e evitando cair em golpes.