Na manhã de terça-feira (12), em Mundo Novo, policiais militares ambientais apreenderam um caminhão com 120 caixas de cigarro contrabandeados do Paraguai, avaliados em cerca de R$ 400 mil. A ação foi parte da Operação Protetor das Fronteiras, que tem como objetivo intensificar o combate a crimes transfronteiriços, como o contrabando e o tráfico de mercadorias ilegais.
Os policiais montaram uma barreira fixa na estrada de acesso ao Porto Izabel, onde perceberam que o motorista de um caminhão fez uma manobra brusca ao avistar a viatura e fugiu rapidamente do local, abandonando o veículo. A equipe de fiscalização, então, se aproximou do caminhão e, ao verificar a carga, encontrou as caixas de cigarro de origem estrangeira, caracterizando o contrabando.
Apesar de diligências na área para tentar localizar o motorista, ele não foi encontrado. O caminhão e os cigarros foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal em Mundo Novo, que dará continuidade aos procedimentos legais relacionados ao caso. A ação faz parte dos esforços para combater o tráfico de mercadorias ilegais na região de fronteira.
A apreensão representa um golpe significativo no crime organizado, que lucra com o contrabando de produtos ilegais entre o Brasil e o Paraguai. A operação segue com o objetivo de reduzir esses crimes e garantir a segurança e a ordem nas regiões fronteiriças.