Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025


Executivo Quarta-feira, 03 de Abril de 2024, 09:26 - A | A

Quarta-feira, 03 de Abril de 2024, 09h:26 - A | A

Abertura de mercado

Brasil bate recorde em aberturas de mercados para o Agronegócio

Em 15 meses foram 37 novas plantas frigoríficas junto à China

Elaine Oliveira
Capital News

Guilherme Martimon/Mapa

Ministro diz que novas regras de importação da UE são “uma afronta”

Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura e Pecuária

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que a pasta vem batendo recordes de abertura de mercados para o Agronegócio Brasileiro, incluindo a habilitação de 38 novas plantas frigoríficas para exportação junto à China e outras 27 junto às Filipinas, em março.

Fávaro explicou que o esforço da pasta para a criação de laços comerciais tem gerado bons resultados para os produtores brasileiros. "O Brasil, nesses 15 meses do presidente Lula, abriu 104 mercados. Um recorde absoluto. Passamos a ter relações comerciais com 49 países que nós não tínhamos relações com produtos do agro", disse.

O ministro ressaltou que a abertura de novos mercados para a agropecuária brasileira foi acompanhada da ampliação de relações comerciais com parceiros estratégicos. "Tivemos reunião com o setor de carnes, preocupados com abertura maior de mercado e, imediatamente, o presidente Lula acionou o vice-presidente e — ao final da negociação com a China — olha o resultado: 38 novas plantas num dia só. No mesmo dia, Filipinas [habilitaram] 27 plantas brasileiras", enfatizou.

Está previsto disponibilizar o maior volume de recursos da história do Plano Safra — política pública de fomento à produção rural brasileira. Para a safra da temporada 2023/2024, o governo disponibilizou cerca de R$ 364 bilhões, entre recursos para custeio, comercialização e investimentos.

Seguro rural

A limitação orçamentária foi apontada pelo ministro como um entrave para o desejo do Mapa de ampliar o valor destinado ao seguro rural, que está em torno de R$ 950 milhões. O seguro rural é um instrumento que permite aos produtores se protegerem contra perdas decorrentes, principalmente, de fenômenos climáticos adversos, como chuvas em excesso ou estiagens prolongadas.

Divulgação

Com 300 mil animais para abater, pecuaristas podem optar por frigoríficos menores

Frigoríficos

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS