O ministro Wellington Dias, titular do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, está em Corumbá nesta sexta-feira (4) para cumprir agenda institucional. Durante a manhã, o ministro assina um Acordo de Cooperação Técnica (ATC) com a Defensoria Pública da União (DPU), voltado ao fortalecimento da rede de proteção social a migrantes e refugiados na região de fronteira.
A recepção ao ministro foi registrada pelo prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel (PSB), em suas redes sociais. O vice-governador de Mato Grosso do Sul, Barbosinha (PSD), também acompanha a agenda, representando o Governo do Estado, enquanto o governador Eduardo Riedel (PSDB) cumpre compromissos no interior com entregas de obras e assinatura de convênios.
Durante a tarde, Wellington Dias visita a Casa do Migrante e Fronteira, onde conhece os serviços prestados à população em situação de vulnerabilidade. Em seguida, realiza visita de campo na área de fronteira para identificar desafios e oportunidades de aprimoramento das políticas de assistência social. Às 14h30, visita o prédio da DPU e, às 15h, encerra a agenda com uma visita ao futuro prédio da Casa do Migrante.
A visita tem como objetivo articular ações conjuntas para enfrentar o aumento do fluxo migratório em Corumbá, município localizado na fronteira com a Bolívia, a 417 quilômetros de Campo Grande. De acordo com dados de 2024, 1.589 pessoas de 13 nacionalidades buscaram acolhimento na cidade.