Campo Grande 00:00:00 Sábado, 05 de Abril de 2025



Executivo Sexta-feira, 04 de Abril de 2025, 17:46 - A | A

Sexta-feira, 04 de Abril de 2025, 17h:46 - A | A

Finalização de obras

Campo Grande garante R$ 21 milhões para concluir obras de Emeis

Verba do FNDE permitirá retomada de projetos parados e construção de novas unidades, com criação de até 7 mil vagas na educação infantil

Viviane Freitas
Capital News

A Prefeitura de Campo Grande assegurou o repasse de R$ 21 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a retomada de obras paradas na área da educação infantil. O anúncio foi feito após reunião realizada nesta quarta-feira (3), na Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Anderson Sampaio.

Segundo a prefeita Adriane Lopes, a Capital contabilizava 13 obras inacabadas, das quais oito já foram retomadas com recursos municipais e uma foi concluída no Jardim Inápolis. Com o novo repasse, as demais construções poderão ser finalizadas.

"Estou muito feliz, porque as oito primeiras obras eu assumi a responsabilidade e nós aportamos recursos, mas essas próximas que serão retomadas, o recurso já está na conta", afirmou a prefeita.

Os bairros contemplados nesta nova fase de retomada incluem Jardim Talismã, Jardim Radialista, Moreninha 2, Jardim Colorado, Serraville, Jardim Nashville, Popular, Anache, Oliveira 3 e São Conrado. Além das Emeis, será concluída uma escola no bairro Portal Caiobá: a Escola Vila Nathália, que oferecerá 700 vagas. Somadas às vagas das Emeis, a expectativa é de atender até 4 mil crianças.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Neto, o Papy, destacou a importância do esforço conjunto entre Legislativo e Executivo. Ele lembrou que o início da articulação aconteceu no próprio legislativo municipal e contou com o apoio do deputado federal Dagoberto Nogueira.

“É um recurso que chega para solucionar um problema antigo, que é o das obras inacabadas das Emeis. Isso gera prejuízos aos cofres públicos e principalmente às famílias que ficam sem vagas para seus filhos nas creches”, pontuou o presidente da Câmara.

Durante o encontro, a prefeita também anunciou que Campo Grande será contemplada com investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que prevê a construção de mais 10 unidades de Emeis. As novas escolas serão construídas em regiões com maior demanda, como o Anhanduizinho, que concentra cerca de 198 mil moradores.

Atualmente, há um déficit expressivo na rede municipal de educação infantil, com mais de 4,8 mil crianças aguardando vagas, conforme levantamento divulgado em janeiro deste ano. Com a retomada das obras e a construção das novas unidades, a estimativa é de criação de até 7 mil vagas.

“Estamos realizando um trabalho com foco em resultados, superando barreiras políticas. Estivemos mais de oito vezes no FNDE para apresentar nossas demandas. Essa mudança nacional na retomada de obras paradas teve início com a mobilização de Campo Grande”, concluiu Adriane Lopes.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS