A cidade de Campo Grande se prepara para celebrar seus 124 anos de existência com um mês de atividades marcantes. A Prefeitura da Capital anunciou uma série de obras e serviços que serão lançados e entregues durante esse período festivo, visando transformar a vida dos moradores da cidade. Os eventos, que ocorrerão até o dia 15 de setembro, foram revelados pela prefeita Adriane Lopes na noite desta segunda-feira (7), em um evento lotado no Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária. Um total de 126 atividades será promovido, abrangendo desde serviços à população até inaugurações de obras de infraestrutura.
Com foco na melhoria do bem-estar da comunidade campo-grandense, diversas obras serão inauguradas, e outras receberão ordens de execução, especialmente nas áreas de maior impacto social, como saúde, educação e assistência social. A prefeita Adriane Lopes, acompanhada por seu secretariado e autoridades convidadas, anunciou uma série de serviços e projetos, totalizando um investimento de mais de 540 milhões de reais. Esse montante é resultado da combinação de recursos próprios e parcerias com o Governo Estadual de Mato Grosso do Sul, Governo Federal e bancada federal.
Segundo a prefeita, essa verba é proveniente de parcerias que têm sido construídas em todas as esferas. “Não são recursos apenas dos cofres municipais, mas são recursos gerados e merecidos pelos campo-grandenses, frutos das parcerias que estamos construindo com o governo do Estado, com o governo federal e com a nossa bancada no Congresso Nacional. Aos parceiros nós agradecemos em nome da população da Capital e confiamos que a união de esforços e propósitos continuará firme nos meses vindouros”, ressaltou Adriane Lopes.
Adriane Lopes enfatizou a importância de olhar para o futuro, enfrentar novos desafios e construir um campo cada vez mais próspero e cheio de oportunidades. “Aniversários são também o tempo certo para olhar pra frente, encarar os novos desafios e preparar o futuro, afinal, é lá que vamos passar o resto dos nossos dias. E é isso que estamos fazendo hoje. Lançando as sementes de uma Campo Grande cada dia mais próspera, mais humana, produtiva e cheia de oportunidades para todos aqueles que acreditam e buscam realizar seus sonhos”.
Adriane ainda lembrou que a Capital é um destaque em trabalho e empregabilidade no país. “Aqui tem trabalho e renda para todos que têm vontade e disposição de empreender. Somos umas das capitais que mais gera empregos do país e avançamos acompanhando o ritmo de crescimento do nosso Estado que, impulsionado pela força do agro, tem liderado os rankings nacionais de desenvolvimento”.
A prefeita ressaltou que a cidade é uma usina de força, inteligência e energia criativa que impulsiona Mato Grosso do Sul. Ela reforçou que Campo Grande é o centro de poder, conhecimento e negócios, e é responsável por liderar o desenvolvimento do Estado. Com os desafios da gestão, infraestrutura e soluções sociais, a prefeita assegurou que o governo municipal continuará investindo e atendendo às necessidades da população.
“E não poderia ser diferente: aqui vivem 33% dos sul-mato-grossenses, aqui estão as sedes dos Poderes, as Universidades, o centro financeiro e de negócios. Aqui estão, igualmente, os maiores desafios de gestão, de infraestrutura e soluções sociais que reclamam investimentos e presença forte da máquina pública para dar as respostas adequadas no tempo certo. É o que fazemos hoje, entregando e anunciando serviços e projetos que somam mais de 540 milhões de reais”, finalizou.
O evento de lançamento contou com a participação de autoridades municipais e estaduais. O vereador Carlos Augusto Borges evidenciou o compromisso com a cidade. “Esses recursos que estão sendo investidos são oriundos dos impostos que as pessoas pagam e hoje está sendo aqui anunciada a maneira como está sendo devolvido para a sociedade, por meio de obras e serviços. Temos compromisso com a cidade e a prefeita Adriane sabe disso e sabe que pode contar com o apoio do legislativo”, ponderou o presidente da Casa de Leis.
Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Lídio Lopes parabenizou o Executivo Municipal juntamente com os vereadores presentes na solenidade, enaltecendo os serviços prestados para os campo-grandenses. “Hoje está sendo lançado o calendário de grandes eventos, quero parabenizar a prefeitura e toda sua equipe, assim como os vereadores pelo trabalho que estão realizando. Eu sei que não é fácil assumir uma Capital com grandes demandas. Eu não tenho dúvida que com tudo isso que vocês vêm fazendo e entregando para Campo Grande vai garantir que essa seja uma das melhores gestões que já tivemos no Executivo”, afirmou o deputado.
O deputado federal Vander Loubet também prestigiou o evento em nome da bancada federal de Mato Grosso do Sul. “Esse é um momento histórico e importante para Campo Grande, ele reflete exatamente esse momento que o nosso país atravessa. São mais de R$500 milhões de investimento, fruto da união de esforços que demonstram que gestão se faz com parcerias”, pontuou Loubet.
Representando o governador Eduardo Riedel, que está em viagem, o vice-governador José Carlos Barbosa enalteceu o evento. “Parabenizo-a pelos seus 124 anos, essa Capital Morena extraordinária, cidade que não somente acolhe a todos os sul-mato-grossenses, mas abraça brasileiros e brasileiras em todos os parâmetros. São 124 anos de muito trabalho e de muita história”.
Calendário festivo
O mês festivo em comemoração aos 124 anos de Campo Grande promete ser marcante e repleto de eventos. A programação diversificada, que teve início no dia 1º de agosto e se estenderá até o dia 15 de setembro, abrange diversas áreas e setores da cidade. Confira os principais destaques dessa celebração:
Transformações Socioeconômicas
O Parque Tecnológico de Campo Grande, o primeiro do tipo em Mato Grosso do Sul, será uma realidade. Este projeto pioneiro voltado para pesquisa, ciência e tecnologia funcionará como uma usina geradora de oportunidades na área de inovação e criação de novas formas de trabalho. O Parktec CG trará uma grande transformação digital para a capital, fornecendo apoio e estrutura para empreendedores.
Educação e Revitalização Escolar
A Educação terá um papel fundamental, com o lançamento do projeto "Juntos pela Escola". A região do Imbirussu será contemplada, incluindo a retomada de obras nas Emeis São Conrado, Oliveira III e Jardim Inápolis. Além disso, as unidades escolares Escola Municipal Maestro João Correia, Escola Municipal Agrícola de Rochedinho e Emei Juracy Galvão Oliveira serão ampliadas.
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
A prefeitura lançará obras de pavimentação e drenagem em diversas áreas, incluindo Portal Caiobá, Seminário, Vila Nasser, North Park, Nashiville, Noroeste, Nova Campo Grande e Rua dos Gonçalves. A mobilidade urbana será aprimorada com a readequação da Cafezais, novo acesso às Moreninhas em parceria com o Governo Estadual, e requalificação da Avenida Três Barras. Além disso, a reforma da Incubadora Mário Covas e revitalização da unidade do Zé Pereira estão previstas.
Saúde e Bem-Estar
A saúde ganhará com reformas de unidades e aquisição de equipamentos, melhorando as condições de trabalho para os servidores e garantindo um atendimento digno à população. Unidades como Marabá, Vila Cidade Morena, Paulo Coelho Machado, Itamaracá, Vila Cox, Parque do Sol e Complexo Nova Bahia serão modernizadas. Além disso, a construção da USF Parati será iniciada.
Cultura e Turismo
A revitalização da Praça dos Imigrantes já está em andamento, enquanto o sonho do Parque Turístico Municipal se torna realidade com a colocação da pedra fundamental na área de acesso à Cachoeira do Céuzinho, inserido na Área de Proteção Ambiental da Bacia do Córrego Ceroula.
Divulgação/PMCG
Prefeita Adriane Lopes agradeceu o empenho dos parceiros pela possibilidade de tornar Campo Grande uma cidade ainda melhor
1º Festival Reviva Mais Campo Grande 124 anos Cultura e Turismo
Este evento de quatro dias, na Esplanada Ferroviária, será um verdadeiro espetáculo cultural. A programação diária, das 9h às 22h, incluirá dança, teatro, circo, exposições, performances artísticas e shows com renomados artistas regionais e nacionais, como João Bosco e Vinícius, Hermanos Irmãos, Zé Geraldo, Os Gonzagas, Filho dos Livres e Chicão Castro.
Tradição e Celebração
O calendário inclui eventos tradicionais do aniversário da cidade, como o Festival do Sobá, Festival da Cultura Indígena, Exposição Nacional de Orquídeas e Jogos Abertos de Campo Grande. O desfile cívico e a corrida do Facho, na Rua 13 de Maio esquina com a Afonso Pena, estão garantidos no dia 26 de agosto, aniversário da capital. A Marcha para Jesus também será realizada na Praça do Rádio Clube.