Uma delegação do Governo de Mato Grosso do Sul, liderada pelo governador Eduardo Riedel, participou nesta manhã da abertura da 15ª Expo Paraguai-Brasil, realizada em Luque, a 15 km de Assunção. O evento, organizado pela Câmara de Comércio Paraguai-Brasil (CCPB), reúne autoridades e empresários de ambos os países para discutir temas como integração comercial, a Rota Bioceânica e a transição para uma economia de baixo carbono.
Durante o evento, o governador Riedel, acompanhado do secretário Jaime Verruck e do presidente da Fiems, Sergio Longen, apresentou o painel “Mato Grosso do Sul e Paraguai: Oportunidades na Rota Bioceânica”. A comitiva também participou de reuniões para discutir questões como o sistema alfandegário, gás natural e a operacionalização da hidrovia do Rio Paraguai. Riedel enfatizou a importância da parceria entre os dois países para aumentar a competitividade, destacando que projetos em conjunto trarão grandes oportunidades de desenvolvimento, como a navegação no Rio Paraguai e a conclusão da Rota Bioceânica.
A participação de Mato Grosso do Sul na Expo é estratégica, pois as exportações do Estado para o Paraguai cresceram 12% nos últimos três anos. Em 2023, as exportações totais atingiram US$ 43,9 milhões, com destaque para produtos como carnes, móveis refrigerados, e sementes forrageiras. O evento também inclui painéis sobre empoderamento econômico feminino e oportunidades de investimento, além de uma rodada de negócios para fortalecer as relações comerciais entre os dois países. A Fiems, como parceira do governo estadual, também marca presença com o objetivo de ampliar suas relações comerciais no Paraguai.