Campo Grande 00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Executivo Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024, 13:09 - A | A

Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024, 13h:09 - A | A

15ª Expo Paraguai-Brasil

Eduardo Riedel apresenta apresenta oportunidades de negócios para ambos países no Paraguai

O governador ainda enfatizou que dentre as ações em comum está a necessidade de tornar de forma operacional a hidrovia do Rio Paraguai

Viviane Freitas
Capital News

Uma delegação do Governo de Mato Grosso do Sul, liderada pelo governador Eduardo Riedel, participou nesta manhã da abertura da 15ª Expo Paraguai-Brasil, realizada em Luque, a 15 km de Assunção. O evento, organizado pela Câmara de Comércio Paraguai-Brasil (CCPB), reúne autoridades e empresários de ambos os países para discutir temas como integração comercial, a Rota Bioceânica e a transição para uma economia de baixo carbono.

Durante o evento, o governador Riedel, acompanhado do secretário Jaime Verruck e do presidente da Fiems, Sergio Longen, apresentou o painel “Mato Grosso do Sul e Paraguai: Oportunidades na Rota Bioceânica”. A comitiva também participou de reuniões para discutir questões como o sistema alfandegário, gás natural e a operacionalização da hidrovia do Rio Paraguai. Riedel enfatizou a importância da parceria entre os dois países para aumentar a competitividade, destacando que projetos em conjunto trarão grandes oportunidades de desenvolvimento, como a navegação no Rio Paraguai e a conclusão da Rota Bioceânica.

A participação de Mato Grosso do Sul na Expo é estratégica, pois as exportações do Estado para o Paraguai cresceram 12% nos últimos três anos. Em 2023, as exportações totais atingiram US$ 43,9 milhões, com destaque para produtos como carnes, móveis refrigerados, e sementes forrageiras. O evento também inclui painéis sobre empoderamento econômico feminino e oportunidades de investimento, além de uma rodada de negócios para fortalecer as relações comerciais entre os dois países. A Fiems, como parceira do governo estadual, também marca presença com o objetivo de ampliar suas relações comerciais no Paraguai.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS