O governador Eduardo Riedel esteve em Brasília, nesta quarta-feira (18), para uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, com o objetivo de discutir a Rota da Celulose, projeto crucial para o escoamento da produção de Mato Grosso do Sul. O encontro contou com a presença da secretária Especial de Parcerias Estratégicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni, e demais integrantes do Ministério dos Transportes. A reunião teve como foco a busca por soluções para a infraestrutura logística do Estado, que envolve investimentos significativos para melhorar as rodovias federais e estaduais.
Conforme noticiado anteriormente, nenhuma empresa do setor de logística apresentou propostas ao leilão que visava investir cerca de R$ 9 bilhões em melhorias em cinco rodovias, incluindo trechos do Vale da Celulose de duas rodovias federais e três estaduais de Mato Grosso do Sul. O projeto contemplava um aporte de R$ 6 bilhões para infraestrutura e ampliação da capacidade (Capex), além de R$ 3 bilhões em investimentos operacionais. A concessão seria válida por 30 anos, mas não houve interessados no leilão.
As rodovias incluídas no leilão foram a MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267. A falta de propostas levantou a necessidade de reavaliar o modelo de concessão e buscar alternativas para garantir que os projetos avançassem de forma eficaz.
A flexibilização do edital foi um ponto de discussão importante durante as negociações. Inicialmente, o governador Eduardo Riedel se mostrou relutante em alterar os termos, mas, posteriormente, adotou uma postura mais conciliadora, buscando soluções para viabilizar o processo. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou uma audiência pública na Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), visando ajustar o contrato para a rodovia federal BR-163, que corta o Estado de Norte a Sul.
Após a reunião com o ministro Renan Filho, o governador Riedel demonstrou otimismo quanto ao avanço dos projetos. “Saímos bastante animados da reunião e, assim, vamos cada vez mais atrair capital e empresas de fora para viabilizarmos uma nova infraestrutura no Estado, contando com a coordenação do nosso Escritório de Parcerias Estratégicas", afirmou o governador, destacando a importância da parceria com o Governo Federal.
Além dos temas relacionados às rodovias, a reunião também abordou a proposta de relicitação da ferrovia Malha Oeste, que poderá ser apresentada à iniciativa privada em um futuro leilão. A ferrovia abrange os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, com mais de 1.600 quilômetros entre Corumbá e Mairinque (SP).
O governador Eduardo Riedel já assinou o decreto que regulamenta o sistema ferroviário em Mato Grosso do Sul, e o secretário Jaime Verruck também reforçou ao Capital News, que a Malha Oeste é prioridade para o Governo do Estado. A Suzano e a Eldorado já apresentaram projetos para a revitalização de trechos da ferrovia, com o objetivo de otimizar o escoamento da produção, especialmente entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado (SP), conectando as malhas Oeste e Paulista até o Porto de Santos.