Campo Grande 00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Executivo Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024, 16:38 - A | A

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024, 16h:38 - A | A

Liderança

Encontro de líderes debate soluções para segurança pública no Brasil

Governador Eduardo Riedel destaca a importância de ações integradas e coordenadas entre estados e União para enfrentar desafios na segurança

Fernanda Oliveira
Capital News

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou da 17ª edição do Encontro de Líderes – Comunitas, em São Paulo, nesta sexta-feira (11), para discutir desafios nacionais, com foco na segurança pública. Acompanhado do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, Riedel destacou a importância de um diálogo amplo para encontrar soluções que fortaleçam as políticas de segurança no Brasil.

Durante o evento, Riedel enfatizou a relevância da segurança pública para o desenvolvimento social e econômico do país. "A segurança pública talvez seja um dos grandes temas nacionais de hoje, essencial para a evolução da sociedade brasileira. Reunir diferentes experiências e visões é fundamental para compreendermos nossas dificuldades e delinearmos ações concretas para o futuro", afirmou o governador, ressaltando o papel do evento em promover uma visão coletiva e integrada para melhorar as políticas de segurança.

O encontro também abordou as especificidades e necessidades de cada estado, buscando pontos de convergência para fortalecer a segurança em todo o Brasil. O governador destacou os esforços de Mato Grosso do Sul, que tem investido em inteligência, tecnologia e qualificação das forças de segurança para conter a criminalidade e garantir a proteção dos cidadãos. “Temos combinados de forma firme para evitar que os índices de criminalidade cresçam, e essa é uma luta constante”, destacou Riedel.

Eduardo Riedel participou de um painel intitulado "Coalizão Governamental - Soluções Compartilhadas para a Segurança", ao lado dos governadores do Pará, Helder Barbalho, de Pernambuco, Raquel Lyra, e de Goiás, Ronaldo Caiado, além de líderes empresariais e ex-ministros. Ele frisou que, embora cada estado tenha suas particularidades, a necessidade de uma cooperação nacional é fundamental para otimizar os esforços e recursos disponíveis, tanto estaduais quanto federais, no combate à criminalidade.

A questão das fronteiras também foi um ponto de destaque na fala do governador. Segundo Riedel, a segurança nas fronteiras é uma preocupação compartilhada por vários estados, exigindo um sistema de coordenação eficiente entre os governos estaduais e a União. Ele reforçou a necessidade de decisões políticas conjuntas para aprimorar a segurança na região fronteiriça e garantir uma atuação mais eficaz contra os crimes transnacionais que afetaram o território brasileiro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS