Governo do Estado autoriza o início imediato com a expedição da Licença de Operação da Neomille empreendimento da CerradinhoBio, maior complexo produtor de bioenergia da América Latina construída em Maracaju com investimento de R$ 1 bilhão, voltada à produção de etanol de milho, além de óleo de milho, farelo para ração animal e energia.
A inauguração oficial da planta está prevista para acontecer em janeiro, com a presença do governador Eduardo Riedel, embora as atividades já possam iniciar imediatamente com a expedição da Licença de Operação conforme liberado pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck.
O secretário antecipou sobre a obra que irão concluir na logistica em torno da enorme fábrica que faz parte desta agroindustrialização. “Vamos terminar um trevo de acesso, que é um compromisso do Governo do Estado, já que hoje tem um trevo provisório lá.” A planta foi instalada na margem da rodovia MS-157, em uma área de 115 hectares.
O Imasul está acompanhando os passos deste investimento. Luiz Mario Ferreira explicou que por ser um empreendimento novo, o órgão ambiental exige estudos de impactos futuros e determina parâmetros a serem seguidos para garantir a qualidade ambiental.
“O Imasul passa essa responsabilidade para o empreendedor, dentro do Programa Básico Ambiental, que tem todos os monitoramentos da fauna, da flora, da emissão de efluentes na água, gases na atmosférica, do gerenciamento dos resíduos. O empreendimento vai fazer a gestão dessas emissões e o monitoramento e relatar ao Imasul periodicamente, em alguns casos a cada mês, ou cada três meses, para garantir que as emissões permaneçam nos parâmetros estabelecidos”, disse.
A Neomille entra em operação com processamento de 600 mil toneladas de milho e produção de aproximadamente 280 mil metros cúbicos de etanol/ano, na primeira fase. “E nós temos a previsão de, em breve, já iniciar o projeto da segunda fase que é de ampliação e nós vamos duplicar essa capacidade”, completou.
A entrega da licença foi feita ao diretor de Novos Negócios e Planejamento Estratégico da Neomille, Renato Pretti, pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, e pelo diretor de Licenciamento e Fiscalização do Imasul, Luiz Mário Ferreira, além do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Rogério Beretta.