Na próxima sexta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá a Campo Grande acompanhar o primeiro embarque de carne para a China a partir de plantas recém-habilitadas para exportar ao país asiático. É a primeira vez que Lula vem a Campo Grande em mais de 10 anos.
O frigorífico em questão pertence à empresa JBS e foi uma das 11 fábricas no estado autorizadas a exportar para a China durante a habilitação realizada em 12 de março. Na ocasião, 38 plantas foram habilitadas em todo o Brasil. Dessas, 24 são de processamento de bovinos, oito de frangos, além de haver cinco entrepostos e um de termoprocessamento.
Mapa/iStock - Via Agência Brasil
JBS é uma das 11 fábricas no estado autorizadas a exportar proteína animal para a China
Já na última segunda-feira (8), foi anunciada a decisão do governo chinês de habilitar mais sete frigoríficos brasileiros para exportação de soro fetal bovino para aquele mercado. Um desses estabelecimentos fica em Mato Grosso do Sul.
Antes das últimas habilitações, o Brasil possuía 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos, 17 de suínos e uma de asininos (asnos, jumentos ou jegues).
A China é o maior parceiro comercial para proteína animal do Brasil e do Mato Grosso do Sul. O país é destino de carne bovina, suína e de frango.
Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 8,2 bilhões. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), a China aumentou a participação nas exportações de Mato Grosso do Sul. No primeiro bimestre de 2023, o país tinha 26,96% de participação, número que cresceu para 38,66% no mesmo período de 2024.
• Saiba mais sobre a visita de Lula na fábrica da JBS em Campo Grande