A reunião realizada nesta quinta-feira (3) pela Divisão de Integração de Infraestrutura do Ministério das Relações Exteriores trouxe atualizações importantes sobre o andamento da Rota Bioceânica. Durante o encontro, foi confirmado que a ponte sobre o Rio Paraguai, ligando Porto Murtinho (Brasil) a Carmelo Peralta (Paraguai), deverá ser concluída em fevereiro de 2026, um pouco além da previsão inicial de novembro de 2025. O secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, que representou Mato Grosso do Sul, destacou que as obras estão avançando conforme o esperado, com a recuperação do atraso que havia no lado brasileiro.
Além da ponte, as obras de pavimentação do trecho rodoviário no Paraguai seguem no cronograma. O trecho entre Mariscal Estigarríbia e Poso Hondo deve ser concluído até o final de 2026. As obras de acesso à ponte em Porto Murtinho, que fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), também já começaram, com a montagem do canteiro e contratação de equipes.
Outro ponto discutido foi a readequação da BR-267 no trecho entre Alto Caracol e Porto Murtinho, com investimento federal de R$ 200 milhões para a revitalização da rodovia, garantidos pelo PAC. O secretário Verruck também informou que os 248 km da BR-267, entre Bataguassu e Nova Alvorada, serão incluídos no pacote de concessões do Estado, como parte da rota da celulose.
Por fim, foi abordado o andamento das obras da área alfandegada, onde a Receita Federal solicitou uma revisão do projeto devido à sua complexidade. Segundo Verruck, essa revisão é considerada um processo natural, dada a magnitude das intervenções necessárias para garantir o fluxo eficiente na rota.