"A mensagem principal que queremos deixar aqui, especialmente na minha terra Mato Grosso do Sul, é que depois de quatro anos sem planejamento o Brasil gastando muito e gastando mal, torrando o dinheiro do povo brasileiro, sem nenhuma coordenada, sem nenhuma um bússola, sem nenhum direcionamento, vale ver que viramos o ano e assumimos o governo com déficit de 2% do PIB, ou seja com uma conta negativa de R$ 230 bilhões negativos", esclareceu a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, durante a plenária presencial do Plano Plurianual (PPA) Participativo, começou neste sábado (17) em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.
O evento também contou com a participação dos ministros Cida Gonçalves (Mulheres) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), além do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) o evento tem como meio de definir diretrizes e metas do Governo Federal para o uso do orçamento entre 2024 e 2027.
O governador disse durante a coletiva de imprensa que vai encaminhar as prioridades de Mato Grosso do Sul para o Governo Federal. “Eu olhei atentamente as diretrizes do PPA, os planos estratégicos do Governo Federal e nós temos muitas aderências, e eu me comprometi com a ministra Simone e o ministro Márcio, de enviar aquilo que o Estado pode solicitar em relação às prioridades de Mato Grosso do Sul”, disse.
“Pedimos que divulguem para que as pessoas participem do orçamento, porque queremos as impressões digitais do povo brasileiros", pediu o ministro Macêdo.
Já a ministra Cida reforçou o pedido para que os sul-mato-grossenses votem em temas relacionados à política para as mulheres. "Precisamos da sensibilidade da população para incluir as mulheres e os mais pobres no orçamento" finalizou.
Plenária presencial do Plano Plurianual
O encontro está sendo realizado no Teatro Glauce Rocha, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na Rua Ufms, s/n, no bairro Universitário, em Campo Grande-MS. A programação ocorrerá das 10h às 13h (no horário local).
Os ministros têm que compilar as propostas que surgem em cada uma das capitais e enviar até o dia 31 de agosto ao Congresso Nacional. A população pode participar, votando pela internet, até o dia 14 de julho.
Deurico/Capital News
Da esquerda para a direita: deputados federais Dagoberto Nogueira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB), Camila Jara (PT); governador Eduardo Riedel (PSDB); ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo; deputado federal Vander Loubet (PT) e prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP)