Após o incêndio na Comunidade Mandela na Capital ocorrido na última quinta-feira (16), a prefeita Adriane Lopes (PP) esteve pessoalmente no local e auxiliou as mais de 500 famílias residentes ali.
Adriane Lopes lamentou o incidente e destacou que já estavam fazendo um trabalho de regularização da área, e destacou que as famílias que desejarem poderão solicitar abrigo assim como a adesão ao programa Aluguel Social para as famílias que tiverem interesse.
Dentro da comunidade a prefeita defendeu a pronta ajuda e o acolhimento. “Os abrigos estão disponíveis e estamos com a agência de habitação verificando como podemos atender as famílias. 500 refeições com água potável fornecemos e peço que quem puder fazer doações com roupas, mobílias, fraldas levem no Fundo de atendimento à Comunidade FAC que fica na Zaram 6000.”
A prefeita defende o acolhimento nesse momento com o que as famílias necessitam e fez um apelo para toda a comunidade que sentir vontade de ajudar, doar alimentos, roupas e itens como mobílias. Com as doações de alimentos já há provisão para os próximos dez dias.
Adriane destacou que quem quiser permanecer no local também serão ajudados mas os que preferirem poderão ser encaminhados para abrigos. Ela também defendeu as inúmeras vagas de empregos dispiníveis que não precisam de experiência, para aqueles que são "arrimos" de família e necessitam de um emprego.
Equipes da Agência Municipal de Habitação, Defesa Civil e Guarda Civil Metropolitana (GCM), Emha, Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, entre outras secretarias, acompanham as famílias da comunidade.
A prefeitura também ofereceu aos atingidos o Programa Locação Social, previsto pela Lei Municipal n. 6.592, de 06 de julho de 2021, voltado às famílias que ainda não foram sorteadas anteriormente em programas habitacionais de interesse social e que têm dificuldades em arcar com os custos de aluguéis provenientes do mercado imobiliário tradicional. A medida visa reduzir o déficit habitacional de maneira emergencial para que essas famílias não fiquem desabrigadas.
Como parte das ações de apoio às famílias da comunidade do Mandela, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos) concluiu nesta sexta-feira a instalação de oito postes de sete metros de altura, 16 luminárias de Led 180 watts, 30 lâmpadas fluorescentes, 30 tomadas de 127 watts, 30 soquetes E27 e a retiradas de 260 metros de fios que estavam em curto. Além disso, após o fogo estar controlado a Sisep realizou a limpeza do local para evitar acidentes com os moradores e colocou pedras nas vias para evitar que os resíduos do fogo sujassem as casas dos moradores.
A Funsat (Fundação Social do Trabalho) esteve presente na comunidade, na manhã desta sexta-feira (17), fazendo a inscrição de trabalhadores no Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho – Primt. Na segunda (20), estará novamente no local, com o setor de Serviço Social do órgão, para incluir mais pessoas interessadas em aderir ao programa. Também serão ofertadas vagas específicas disponíveis no sistema da fundação, sendo realizada a triagem para encaminhamento conforme o perfil do candidato.
Durante o final de semana, as doações podem ser entregues diretamente no Cras Estrela do Sul, localizado na Av. Pref. Heráclito Diniz de Figueiredo, s/n – Conj. Res. Estrela do Sul, nas tendas da Prefeitura, instaladas na comunidade ou diretamente no Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) que fica aberto nesta sexta-feira até a 12h e no sábado e domingo das 7h às 17h, recebendo exclusivamente as doações.