Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2025


Executivo Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025, 18:54 - A | A

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025, 18h:54 - A | A

Ministra

Simone Tebet defende liderança feminina na gestão pública

Ministra destaca a importância do PPA e das políticas afirmativas para ampliar a presença de mulheres

Vivianne Nunes
Capital News

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participou do Encontro Nacional de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Gestoras Municipais em Brasília, reforçando a necessidade de ampliar a representatividade feminina na administração pública. Em seu discurso, Tebet enfatizou: “Não podemos aceitar menos do que isso. O Brasil precisa das mulheres.”

Durante o encontro, que faz parte do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas promovido pelo Governo Federal, a ministra abordou os desafios enfrentados pelas mulheres na política e a importância de políticas afirmativas, como as cotas para candidaturas de mulheres, para elevar a participação feminina no parlamento, que atualmente varia entre 16% e 18%, para pelo menos 30%.

Tebet também participou da mesa “Diagnósticos e Estratégias na Gestão das Políticas para as Mulheres”, onde destacou o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 como uma ferramenta essencial para o planejamento estratégico dos municípios. “Quando vamos afunilando os dados, precisamos entender quais são as prioridades do povo brasileiro. No caso de vocês, prefeitas e gestoras, a pergunta é: que cidade vocês querem para os próximos quatro anos?”, provocou a ministra, enfatizando a importância de um planejamento “de baixo para cima”, construído com a participação popular.

A ministra ressaltou que o modelo de PPA participativo, elaborado com base em consultas populares envolvendo quase cinco milhões de brasileiros, está estruturado em três grandes eixos – desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e fortalecimento da democracia – e é fundamental para a construção de um Brasil democrático, justo, desenvolvido e ambientalmente sustentável.

Ao final de seu discurso, Tebet reafirmou: “O Brasil dos nossos sonhos só será realidade com mais mulheres no poder. Precisamos de mais prefeitas, mais secretárias, mais lideranças femininas para garantir que as políticas públicas reflitam as reais necessidades da população.”

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS