O evento com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira, 12, em Campo Grande, marcará o envio de carne bovina para a China e outros países da Ásia a partir de novas plantas de produção. Na Capital sul-mato-grossense, o frigorífico JBS, localizado na saída para Sidrolândia, será o local, onde, simbolicamente, Lula despachará o primeiro lote da proteína para o país asiático. O ato está previsto para ocorrer a partir das 10 horas, horário local, conforme informou o Planalto.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esta entre as autoridades que acompanham a visita presidencial. “O mercado chinês é importante para o Brasil porque tem muita demanda. Estamos em uma busca frenética pela abertura de novos mercados. Ano passado, tivemos o recorde de abertura de 78 novos mercados e já conseguimos a marca de 105 mercados acumulados do ano passado até agora”, ressalta o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa.
“No Sudoeste Asiático, tivemos incremento do volume de vendas, houve habilitações de novos planos de exportação para a Rússia, a possibilidade de maior exportação para o Chile, enfim, são diversas ações que estão sendo tomadas para criar ainda mais oportunidades para os produtos brasileiros”, completa o secretário.
Novas plantas recém-habilitadas
Abrir novos mercados no comércio internacional e ampliar os canais já existentes tem sido uma das metas do Governo Federal quando Lula retornou ao governo brasileiro. Nos últimos 15 meses, o País celebrou a abertura de 105 novos mercados, em 50 países, mais que o dobro do registrado no mesmo período da gestão anterior, quando 50 mercados foram abertos em 24 países.
Como resultado desse processo, a China habilitou, em 12 de março, 38 novas unidades de produção para receber carne importada do Brasil, o que fez com que o número de plantas saltasse de 106 para 144. Foram habilitadas 24 novas plantas de processamento de bovinos, oito de frangos, um estabelecimento de termoprocessamento de bovinos e cinco entrepostos. Somadas, elas vão gerar um incremento de R$ 10 bilhões na balança comercial brasileira no decorrer dos próximos 12 meses.
• Saiba mais sobre a visita de Lula na fábrica da JBS em Campo Grande
Lula lacra contêiner com carne que será exportada para a China
Lula visita fábrica da JBS e acompanha primeiro embarque de carne para a China