Neste domingo (27), das 7h às 16h, os eleitores de Campo Grande irão escolher entre Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) para a prefeitura da cidade. Aqueles que não puderem participar do segundo turno têm a opção de justificar a ausência, seja no dia da votação ou até 7 de janeiro de 2025.
No dia da eleição, os eleitores que estiverem fora da cidade podem justificar sua ausência pelo aplicativo e-Título ou por meio de um formulário de “Requerimento de Justificativa”. Se optar pelo formulário, é necessário imprimi-lo e apresentá-lo em uma mesa de votação ou cartório eleitoral. Não é preciso anexar documentos que comprovem a ausência nesse caso, mas um documento oficial com foto deve ser apresentado se o requerimento for utilizado.
Para aqueles que não justificarem no dia, a justificativa pode ser feita em até 60 dias após a votação. É fundamental anexar documentação que comprove o motivo da ausência. A justificativa pode ser aceita ou rejeitada pela autoridade eleitoral, e, se for rejeitada, o eleitor terá que pagar a multa correspondente. Vale lembrar que os que não compareceram ao primeiro turno devem justificar até 5 de dezembro de 2024.