O deputado estadual Pedrossian Neto está em uma missão para incluir a ligação ferroviária entre Campo Grande e Ponta Porã na relicitação da Malha Oeste. Ele já realizou quatro audiências públicas em Sidrolândia, Maracaju, Dourados e Ponta Porã, nas quais discutiu o assunto com representantes dos setores agropecuário e comercial, autoridades e produtores locais.
Presente na audiência de Ponta Porã, a governadora Zulma Genara Dominguez de Cazal, do Paraguai, também está apoiando a iniciativa de Pedrossian Neto. Ela convidou o deputado para uma audiência em Concepcion, no Paraguai, que ocorrerá nesta sexta-feira (14), a partir das 8h. Na audiência, Pedrossian Neto apresentará sua defesa da ligação ferroviária Campo Grande-Ponta Porã às autoridades paraguaias.
O Paraguai é um país sem saída para o mar, e a ferrovia até a fronteira com o Brasil seria uma importante rota de exportação. A ligação também seria benéfica para Mato Grosso do Sul escoar grãos e outros produtos.
Pedrossian Neto já levou o assunto aos diretores da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) durante audiências em Campo Grande e Brasília. A agência ainda não se pronunciou sobre a inclusão da ligação ferroviária pleiteada pelo deputado na relicitação da Malha Oeste. No entanto, com o apoio das autoridades locais, Pedrossian está confiante de que conseguirá incluir a ligação na nova concessão. Ele aponta que, enquanto a ANTT estima que em 2035 seriam transportadas 200 mil toneladas de produção, apenas na safra de 2022 foram 13 milhões de toneladas de soja.