Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024



Legislativo Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 16:28 - A | A

Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 16h:28 - A | A

Assembleia

Deputados reforçam importância da manobra de Heimlich para salvar vidas

Após resgate de bebê, parlamentares destacam necessidade de capacitação em primeiros socorros

Fernanda Oliveira
Capital News

Uma bebê de 2 meses foi salva de um engasgo em Bataguassu, graças à rápida intervenção da mãe, que realizou a Manobra de Heimlich sob orientação do bombeiro Daniel Teixeira Alexandre, via ligação ao 193. O ato heroico do soldado foi reconhecido na sessão ordinária desta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, onde os deputados destacaram a importância de divulgar técnicas de primeiros socorros para salvar vidas.

O deputado Caravina (PSDB) apresentou uma Moção de Congratulação ao soldado Teixeira pelo salvamento, reforçando a importância da Manobra de Heimlich, um procedimento de emergência que desobstrui as vias respiratórias. "O procedimento desempenhado pelo soldado foi crucial para salvar o bebê, por isso merece o reconhecimento da Assembleia Legislativa", afirmou o parlamentar. Já o deputado Pedro Kemp (PT) defendeu a aprovação do Projeto de Lei 67 de 2024, que exige a afixação de cartazes ilustrativos sobre a técnica em locais públicos, como hotéis e restaurantes, para conscientizar a população sobre o "abraço da vida".

A deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, anunciou que um curso de capacitação sobre primeiros socorros será oferecido aos servidores do Parlamento Estadual. “Estamos organizando o curso para capacitar as pessoas a lidarem com essa situação de risco e emergência, seja para si mesmas, familiares ou colegas”, explicou. A ação visa fortalecer o conhecimento da população sobre técnicas que podem ser essenciais em momentos críticos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS