A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) participou, na manhã desta segunda-feira (17) da aula inaugural do semestre letivo da Universidade da Maturidade (UMA), projeto vinculado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) que promove o envelhecimento ativo e digno.
Com alunos de toda Campo Grande, a UMA tem se consolidado como um espaço de transformação social. Durante o evento, o coordenador estadual da UMA, professor Djanires Lageano Neto, ressaltou a importância do apoio da senadora para a continuidade e expansão da iniciativa, incluindo sua futura chegada a comunidades indígenas.
“Agradeço à senadora por enxergar o potencial desse projeto, que hoje já dá frutos e se expandirá ainda mais. Cada aluno aqui representa sua comunidade e se torna um agente de transformação”, afirmou Djanires.
Sempre sensível às causas sociais, Soraya Thronicke destinou emendas parlamentares para fortalecer a UMA, viabilizando novos projetos e garantindo a aquisição de um ônibus exclusivo para os alunos do curso. “Vocês fazem parte da minha vida. Isso aqui não é apenas um investimento em um projeto, é algo muito especial para mim”, declarou a senadora.
A expectativa é que a Universidade da Maturidade continue ampliando seu alcance, chegando a novos municípios do estado por meio da UEMS, fortalecendo o compromisso com políticas públicas voltadas para todas as gerações.
Além disso, a UEMS está trabalhando para implementar cursos direcionados aos povos originários, fruto de uma parceria com o Ministério dos Povos Indígenas. A iniciativa visa proporcionar a formação de professores indígenas em educação intergeracional na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Avanço de Jovens na Aprendizagem (AJA).
A senadora Soraya Thronicke tem sido uma apoiadora ativa dessas iniciativas, destinando recursos significativos para a expansão e fortalecimento dos projetos voltados para a inclusão e valorização dos idosos e das comunidades indígenas em Mato Grosso do Sul.