Mato Grosso do Sul recebeu na tarde da última segunda-feira (5), a confirmação de investimentos na região de Maracaju para o grande e pequeno produtor com reforma da Conab.
Deputado federal Vander Loubet (PT) comemorou o investimento. “Nossa ação parlamentar está garantindo recursos para a modernização dos armazéns da Conab em Maracaju, que atende desde o pequeno até o grande agricultor. Esses recursos vão vir de uma parceria com a Itaipu Binacional, que desde o ano passado ampliou seus investimentos no desenvolvimento regional de MS, atendendo nossas reivindicações.
A parceria inicialmente contemplará quatro unidades armazenadoras da Conab, sendo três paranaenses e uma sul-mato-grossense. E a unidade acordada entre Vander e a Conab para receber os recursos da Itaipu em Mato Grosso do Sul é a de Maracaju.
"É um armazém que atende o pequeno, o médio e o grande agricultor e que tem uma posição estratégica em nosso estado. Está fechado e será reaberto, por isso é fundamental que seja modernizado", explica Vander.
CONAB
Companhia Nacional de Abastecimento, é uma empresa pública, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. De acordo com a direção atual da Conab, o governo passado fechou 27 unidades armazenadoras da Companhia, o que gerou um déficit de quase 500 mil toneladas na capacidade de estoque da estatal. "Agora, com essa parceria com a Itaipu, a Conab vai começar a recuperar essa capacidade perfida", completa o parlamentar pantaneiro.
Em 2023, a Conab iniciou um processo de diagnóstico da situação de seus 64 armazéns próprios e reforma das unidades para ampliação da capacidade estática de armazenagem, hoje estimada em 1,6 milhão de toneladas.
Itaipu Binacional
A Itaipu é uma Entidade Binacional criada e regida, em igualdade de direitos e obrigações, pelo Tratado assinado em 26 de abril de 1973, entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai. A empresa busca atuar em consonância com os padrões internacionais, brasileiros e paraguaios em matéria de transparência, mediante deliberações consensuais que envolvem brasileiros e paraguaios.
Os valores da parceria ainda não estão fechados, mas devem ser divulgados em breve. O termo da parceria foi assinado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri e o diretor-presidente da Conab, João Edegar Pretto, tendo como testemunhas o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Rodrigo Godoy 06/02/2024
Parabéns, esse armazém de Maracaju está sucateado. Da até dó!
1 comentários