Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 30 de Abril de 2025


Legislativo Quarta-feira, 30 de Abril de 2025, 09:21 - A | A

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025, 09h:21 - A | A

Infraestrutura

Vereadores cobram ações contra estragos das chuvas e prefeitura apresenta plano emergencial

Gestão aposta em uso de bica-corrida e nova proposta para atrair mão de obra ao setor de zeladoria

Vivianne Nunes
Capital News

A urgência por reparos nas ruas de Campo Grande, após dias seguidos de chuvas, levou vereadores e secretários municipais a uma reunião na manhã desta terça-feira (29). O encontro ocorreu antes da sessão ordinária na Câmara Municipal e teve como foco apresentar informações técnicas, dados orçamentários e estratégias para enfrentar a deterioração das vias da cidade.

“Diante de tantas demandas dos vereadores, o secretário veio aqui esclarecer como que está o andamento dessas obras de reparo, quais são as estratégias da gestão”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto, o Papy. A Câmara tem recebido inúmeros pedidos de moradores e intensificado fiscalizações nos bairros.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, confirmou que há recursos destinados tanto para vias asfaltadas quanto para não pavimentadas. No entanto, as chuvas constantes têm impedido a execução do serviço com regularidade. “A cidade está sendo machucada pelas chuvas. Temos equipes nas ruas, mas, na prática, sem condições de trabalho. Esperamos melhora no clima para retomar as frentes de serviço”, disse.

Como solução emergencial, a gestão tem aplicado a chamada bica-corrida, um tipo de revestimento que pode ser usado mesmo com o solo molhado. O material funciona como base provisória e é usado para reduzir riscos aos motoristas até que a massa asfáltica possa ser aplicada.

Outro ponto de discussão foi a dificuldade em preencher vagas do Programa de Inclusão no Mercado de Trabalho (Primt). Das 300 vagas abertas para apoio às equipes de infraestrutura e zeladoria, apenas 52 foram preenchidas. O Executivo prepara um projeto de lei para tornar o programa mais atrativo e garantir mão de obra suficiente para ações como limpeza de bueiros e manutenção de praças.

“Vamos estudar mudanças legais para criar condições diferenciadas aos trabalhadores da zeladoria. Precisamos reestruturar essa força de trabalho”, afirmou Miglioli.

Além dos vereadores e do secretário de Infraestrutura, também participaram da reunião o secretário municipal de Meio Ambiente, Ademar da Silva Júnior, e o secretário adjunto de Governo, Ulisses Rocha. O tom do encontro foi de cooperação entre os poderes para enfrentar os efeitos imediatos das chuvas e preparar um plano de ação coordenado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS