Integrar o uso de drones e expandir as bases da Guarda Civil Metropolitana (GCM) em todas as regiões, medidas que vão assegurar um monitoramento ainda mais eficiente e uma resposta mais ágil a crimes é uma das propostas das prefeita Adriane Lopes (PP) para as reeleições.
As propostas têm como base a utilização de tecnologia de ponta e inteligência integrada, estratégias que visam monitorar e reduzir os índices de violência de forma eficaz. “Queremos estabelecer parcerias e ampliar o número de câmeras de videomonitoramento em vias públicas, especialmente nas áreas com maior incidência de crimes,” destaca Adriane. Sob sua gestão, já foram instaladas 150 câmeras na região central, muitas com reconhecimento facial, tecnologia que se mostrou crucial no combate à criminalidade.
Outro ponto importante do plano é o fortalecimento da Guarda Civil Metropolitana. A prefeita projeta a criação de um Centro de Formação Técnica para a GCM, com estrutura de estande de tiro, salas de aula e câmaras técnicas. O novo centro permitirá uma capacitação contínua dos guardas, com foco em ações de inteligência e técnicas defensivas.
A segurança orientada por problemas também será aplicada, em colaboração com a comunidade, integrando os esforços das demais áreas da administração municipal.