O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) anunciou nesta sexta-feira (21) que as eleições suplementares para a escolha do novo prefeito e vice-prefeito de Paranhos ocorrerão no dia 6 de abril. A decisão foi tomada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negar o recurso do candidato Heliomar Klabunde (MDB), que foi considerado inelegível devido a irregularidades em sua gestão anterior.
As eleições ocorrerão após o indeferimento do pedido de registro da candidatura de Heliomar Klabunde, que foi impedido de assumir o cargo devido a problemas nas contas da gestão anterior. Com isso, o município terá novos gestores escolhidos nas urnas, com o pleito marcado para abril.
O cronograma eleitoral foi divulgado, com convenções partidárias acontecendo de 26 de fevereiro a 6 de março, e o registro das candidaturas sendo possível até 10 de março. As campanhas eleitorais começam em 11 de março e seguem até 5 de abril, com propaganda no rádio e TV iniciando em 14 de março.
Após a decisão do TSE, o município de Paranhos passou a ser comandado por um prefeito interino, o vereador Hélio Acosta (PSDB), que assumiu o cargo de presidente da Câmara. Isso ocorreu devido à inelegibilidade de Heliomar Klabunde, eleito anteriormente, e à nomeação do vereador Claudenir Costa de Oliveira (PP) como presidente da Câmara Municipal.