Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Reportagem Especial Quinta-feira, 03 de Junho de 2021, 08:00 - A | A

Quinta-feira, 03 de Junho de 2021, 08h:00 - A | A

Feriado

Carreatas mantém viva a celebração de Corpus Christi

Pelo segundo ano, data não terá os tradicionais tapetes de rua

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação

Celebração de Corpus Christi terá tradicionais tapetes e missa no Centro da Capital

Celebração acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa

Corpus Christi é a data em que se celebra a eucaristia, sacramento católico que relembra a Última Ceia. A Celebração de Corpus Christi é realizada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte a Pentecostes. A comemoração foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264, com intuito de celebrar o mistério da Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo

 

A procissão de Corpus Christi refaz a caminhada do povo de Deus, em busca da Terra Prometida. Conforme o Antigo Testamento, o povo peregrino foi alimentado com maná no deserto, após a instituição da eucaristia o povo passou a alimentar-se com o próprio corpo de Cristo.

 

Deurico Ramos/Capital News

corpus christi

Trecho da rua 14 com tapetes temáticos

Uma das principais festividades promovidas na data, é a confecção do tradicional tapete feito com serragem de madeira e areia, que reproduz imagens de amor e paz com intuito de preparar o caminho por onde o corpo de Cristo percorre. A tradição reúne anualmente milhares de pessoas no centro de Campo Grande. Contudo devido a pandemia da Covid-19 a Arquidiocese, suspendeu a confecção dos tapetes de rua desde 2020, como meio de prevenir a disseminação da Covid-19.

 

A última edição do tradicional tapete, em 2019, foi a maior já realizada em Campo Grande, ao todo os desenhos ocuparam 1,3 km de extensão, da Rua 13 de Maio à Rua Antônio Maria Coelho, reunindo cerca de 25 mil fiéis. 

 

Em 2020, devido a pandemia da Covid-19 a cerimônia precisou se reinventar, mas se manteve viva por meio de carreatas que percorreram diversas regiões da Capital. Na Paróquia São João Bosco, crianças da catequese confeccionaram desenhos e colagens em cartolinas para representar o tapete, a produção foi realizada em casa mas sob a supervisão de seus coordenadores por meio de videoconferências. Os desenhos retratam a importância da eucaristia e a trajetória de vida de Jesus Cristo. 

 

Neste ano, 2021, o Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa irá conduzir a Solene Celebração do Santíssimo Sacramento, a partir das 09h, na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, localizada à Rua Yokoama, N° 1260, bairro Coophatrabalho. 

 

Conforme a Arquidiocese de Campo Grande a procissão seguirá com o Santíssimo percorrendo os 20 metros de tapete artesanal, confeccionado por voluntários da comunidade. A cerimônia também provê a arrecadação de alimentos que serão dispostos às margens do tapete e entregues aos membros da Sociedade São Vicente de Paulo. 

 

Arquidiocese comunicou que serão realizadas carreatas pela Capital com trajetos definidos de pelas próprias igrejas, não havendo carreata única. Serão utilizados carros com som, bandeiras e faixas com identificação da Paróquia a qual pertencem. A confecção dos tapetes foi autorizada, desde que sejam feitas nas dependências das igrejas e não nas ruas.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS