A qualidade dos trabalhos de criadores sul-mato-grossenses com o gado Girolando foi comprovada na pista de julgamentos da raça durante a 71ª Expogrande. No total, 113 animais foram julgados que avaliaram a morfologia e grau de sangue, como explicou o inspetor técnico da Associação Brasileira de Girolando, Dagmar Rezende.
Conforme o resultado do julgamento, a grande campeã na categoria meio sangue foi a fêmea Kyrie Lacrosse da Mantiqueira, da Agrícola Mantiqueira. A reservada da categoria foi a fêmea Esquecida Paviljo da Mantiqueira, também de propriedade da Agrícola Mantiqueira.
A grande campeã na categoria 3/4 foi Taylana da Andorinha, de propriedade de Hugo Belchior da Cunha. Nessa categoria, o título de reservada campeã ficou com Maite Eignor do Fazendão, pertencente a Ronan Rinaldi de Souza Salgueiro. Ainda nesta categoria, o grande campeão foi Nativo Curimatã da Lagoa Santa, de Ronie Rodrigues de Freitas. O reservado da categoria foi Marte Netuno São Marcos, de Rubens Belchior da Cunha. Já na categoria 5/8, o grande campeão foi Juvenil Feiticeiro do Fazendão, animal pertencente a Ronan Rinaldi da Souza Salgueiro. O título de reservado da categoria foi faturado por Cassino Chaplin IBI, pertencente à Aurora Trefzer Cinato Real.
O julgamento avaliou, ainda, a melhor fêmea jovem meio sangue. Título que coube a Leda Vale Ouro QSM, da Queijaria São Marcos LTDA. O título de melhor fêmea jovem 3/4, ficou com Boneca Superior QSM, também da Queijaria São Marcos LTDA. A fêmea Vênus Netuno São Marcos foi considerada a melhor fêmea jovem 5/8.