Campo Grande 00:00:00 Domingo, 05 de Janeiro de 2025


Rural Sábado, 22 de Março de 2008, 10:11 - A | A

Sábado, 22 de Março de 2008, 10h:11 - A | A

Leiloboi aposta em qualidade e diversificação na Expogrande

Da Assessoria

O bom momento dos preços agrícolas, sustentado pela cotação recorde da soja e do milho, somado à manutenção da arroba do boi gordo na casa de R$ 70 e a estabilidade, pelo segundo ano consecutivo dos bons preços no mercado de cria, notadamente da bezerra sinalizam, para o diretor proprietário da Leiloboi, Carlos Guaritá, que o setor tem pela frente uma grande retomada.

Ele revela que sua empresa apostará durante os 20 leilões que conduzirá durante a 70º Expogrande (Exposição Industrial e Agropecuária de Campo Grande), na busca incansável pela qualidade e diversificação de raças, a maior dos últimos 5 anos de feira. “Neste ano a programação de leilões da Expogrande será lembrada pela alta qualidade dos lotes e pela variedade dos produtos oferecidos, atendendo a ampla demanda dos mercados e ao interesse dos investidores”, revela Guaritá.

Carlos Guaritá, que há 23 anos empunha a bandeira sul-mato-grossense da Leiloeira Leiloboi, atuando nos mercados da pecuária, eqüinocultura e também na ovinocultura, lembra que nos últimos anos, muitos pecuaristas foram obrigados a liquidar seus plantéis. “Estamos vendo uma retomada e no mercado não encontramos bezerros, especialmente bezerras, ou seja, é um grande sinal de que muita gente está voltando para a atividade”, afirma, lembrando que os novos empreendimentos também terão de adquirir novos reprodutores, o que deve aquecer o setor como um todo.

No entanto, embora o interesse dos produtores e investidores seja grande, Guaritá lembra que a procura será seletiva e muito criteriosa. “O mercado tem uma nova postura, cada vez mais exigente e ávido por produtos de comprovada qualidade”, adverte. “Estamos trabalhando junto aos criadores pessoalmente, e também com o auxilio das assessorias técnicas para trazer para esta Expogrande produtos da mais alta qualidade”, padrão que será seguido em todos os certames, mesmo diante da gama de raças que estarão expostas nesta edição”, afirma o diretor proprietário da Leiloboi.

A procura crescente dos investidores também abre o mercado da pecuária para os leilões de gado europeu, que nesta edição da exposição volta com grande destaque. Após cinco anos com presença tímida, as raças européias e adaptadas (cruzamento das raças taurinas e zebuínas), estarão presentes em certames específicos, como a Bonsmara (desenvolvida na África do Sul), Senepol (originário das Ilhas Virgens), Limousin e Charolês (originárias da França), Canchim (desenvolvida no Brasil) e Santa Gertrudis (criada nos EUA).

“Cada raça contará com seu leilão específico e com oferta de reprodutores junto a eles. Também haverá comercialização dos demais produtos de cada uma destas raças”, adianta Guaritá. Outra grande expectativa será em relação à oferta do mercado de eqüinos, que nos últimos anos bateu recordes. Guaritá lembra que no ano passado, o Leilão Max QM, de animais quarto de milha, foi o grande campeão geral de faturamento e também de média, entre todos os arremates realizados durante a Expogrande.

“O Max QM já é considerado o maior leilão, com maior venda do Centro-Oeste e deve consolidar-se como um dos principais do País. Teremos pela primeira vez na Expogrande os produtos da Fazenda Campanário, um dos maiores criatórios do País. Além disso, uma etapa da Exposição Nacional do Cavalo Árabe”, conclui Guaritá, lembrando que os leilões da Leiloboi durante a Expogrande 2008 terão cobertura de TV pelo Canal do Boi ou Shop Mix.

Mais informações:  (67) 3342-4113  www.leiloboi.com.br  -   Fonte: Via Livre Comunicação

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS