Com investimentos orçados R$ 7,5 milhões, Mato Grosso do Sul avança na meta de erradicação da febre aftosa, por meio de recursos provenientes do Governo do Estado foram adquiridas e destinadas a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), 40 caminhonetes, da marca Mitsubishi, modelo L200, que irão reforçar ações de inspeção e fiscalização em 33 municípios do Estado.
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), destaca que os veículos são essenciais para o avanço do Estado no status de área livre da aftosa sem vacinação.
“Hoje a gente entrega 40 novos veículos, 7 milhões quinhentos e vinte mil reais em estruturas de veículos pra fortalecer e estruturar melhor os escritórios em cada uma das localidades e a gente sabe que nessas metas a serem cumpridas do Programa Nacional de erradicação de Febre Aftosa teremos muitos investimentos, muitas parcerias do setor público e do setor privado, isso é importante porque isso fortalece a credibilidade das nossas agências de sanidade animal e vegetal e o IAGRO já é reconhecidamente uma das agências que tenham uma melhor estrutura, que tenham um dos melhores quadro técnico de pessoal, e a gente fica muito feliz por isso, porque a hora que a gente alcançar esse status a gente muda de patamar, a gente alcança um tamanho na questão sanitária que é buscado por muitos, hoje se não me engano seis estados a nível Brasil que tem esse status de área livre de febre aftosa sem vacinação”, explicou.
Secretário da Semagro, Jaime Verruck, explica que foram criados dois fundos indenizatórios para atender situações emergenciais em casos de aftosa. “A retirada da vacina de febre aftosa em 2022, essa é a única meta que nós temos em relação a sanidade, esse é o nosso foco. Nós vamos retirar a vacinas. Nós temos caminhado a cada um dos passos importantes que nós criamos no estado. Primeiro nós tivemos uma definição de uma necessidade de criar um fundo público para que nesse fundo público fosse um fundo indenizatório no caso de ocorrência de febre aftosa no Mato Grosso do Sul. E esse fundo público hoje tem recurso, está sendo alimentado e nós precisamos dele. E mais recentemente nós tivemos também a necessidade de um fundo privado, dentro das regras nós somos obrigados a ter um fundo privado. Criamos o fundo privado, montamos o conselho, que acredito que agora a partir desse mês nós já vamos ter alimentação de recursos nesse fundo privado. Para ter uma ação rápida, caso a gente tenha alguma situação de febre aftosa indenizatória, pode-se fazer todo o trabalho. Então, Mato Grosso do Sul está se preparando, vai tá muito próximo para que a gente possa avançar”.
Diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold ressalta que a distribuição dos veículos seguiu dois critérios. “Esse critério que nós utilizamos aqui para distribuição foi em cima da meritocracia que é a nova gestão da Iagro procura sempre valorizar nosso servidor ali na ponta. Ao andar na barreira lá de Brasilândia eu percebi que um funcionário lá o Caio é quem melhor tinha mantido o seu veículo. Eu falei, poxa, se tiver alguma coisa eu vou manter o Caio nessa lista pra trocar esse veículo. Segundo o critério em cima do resultado, resultado das vigilâncias que foram feitas”, explicou.
Conforme a administração estadual, as caminhonetes foram entregues às unidades da Iagro de 33 municípios de MS. Entre os municípios contemplados estão Água Clara, Amambai (2 veículos), Anastácio, Anaurilândia, Aral Moreira, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Campo Grande (3), Caracol, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica (2), Dourados (2), Eldorado, Iguatemi, Inocência, Ivinhema, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, São Gabriel, Sidrolândia, Sonora e Taquarussu.