Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024


Rural Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2021, 11:31 - A | A

Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2021, 11h:31 - A | A

Em MS

Projeto da estrada de ferro que ligará Maracaju e Dourados foi autorizado

Proposta foi apresentada no âmbito do programa Pró-Trilhos

Elaine Silva
Capital News

Arquivo/Portal MS

Novo ramal da Ferroeste vai mudar perfil logístico de Maracaju

Ferroeste: Cconstrução da estrada de ferro ligará Maracaju e Dourados, em Mato Grosso do Sul

Governo autorizou o grupo empresarial Ferroeste a iniciar as obras, de construção da 

estrada de ferro que ligará Maracaju e Dourados, em Mato Grosso do Sul.Dentro do programa “Pró-Trilhos”, o Ministério dos Transportes autorizou a construção e operação de nove ramais ferroviários, entre eles o que vai ligar Maracaju a Dourados, em uma linha de 76 km de extensão, pela Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A/Ferroeste), em um investimento de R$ 1,2 bilhão.

 

A empresa responsável por construir e colocar o ramal para funcionar terá um prazo de um ano para concluir a obra. Este ramal será importante ao Estado, pois liga Maracaju, que é o principal produtor de grãos do Mato Grosso do Sul, com Dourados, que dispõe de usinas que podem absorver uma parte desta produção de soja e milho, conforme o Governo do Estado. 

 

Os investimentos e ampliação da malha ferroviária seguem as normas do novo “Marco Legal da Ferrovias”, que visam estimular o crescimento do setor em parceria com a iniciativa privada.    

 

Marco regulatório das ferrovias aprovado na Câmara 

Projeto de lei aprovado nessa segunda-feira (13) pela Câmara dos Deputados que permite à iniciativa privada a construção e exploração de ferrovias por meio da outorga de autorização foi classificado pelo secretário Jaime Verruck, do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, como “importante avanço que consolida as mudanças feitas na legislação e dá segurança jurídica aos investidores”. O projeto, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), já havia sido aprovado pelo Senado e agora, após concluída a votação na Câmara, segue para sanção do presidente da República.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS