As 20 principais culturas agrícolas brasileiras devem ter crescimento em seu Valor Bruto de Produção (VBP) de 4,3% este ano em relação a 2009. De acordo com dados divulgados hoje (11) pelo Ministério da Agricultura, o valor pode chegar a R$ 159,6 bilhões, impulsionado principalmente pela recuperação dos preços no mercado internacional e pelo aumento da quantidade produzida, com destaque para o café, a cana-de-açúcar, a laranja, a cebola, o tomate, a soja e o trigo.
“Essa melhoria pode ser decisiva no resultado econômico da agricultura em 2010”, afirmou o responsável pela análise e coordenador de Planejamento Estratégico do ministério, José Garcia Gasques. Segundo ele, o valor estimado para este ano está próximo do recorde, conquistado em 2008, quando houve um pico nos preços das commodities (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional ).
No ano passado, alguns produtos, como o milho, o feijão e o algodão estavam com valores reais, quase 30% mais baixos que seus preços históricos. Outros produtos importantes, como o arroz, o café, a cana-de-açúcar e o trigo também registraram quedas no preço pago ao produtor.
Em 2009, o VBP foi de R$ 153 bilhões. A queda de 4,5% em relação ao ano anterior, segundo Gasques, além da redução dos preços de vários produtos agrícolas, também se deve à redução de 8,3% no volume da safra.
A análise levou em conta os últimos dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre safra de grãos. (Agência Brasil)