Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024



Bem-Estar Sábado, 05 de Outubro de 2024, 13:46 - A | A

Sábado, 05 de Outubro de 2024, 13h:46 - A | A

Coluna Bem-Estar

Por que o equilíbrio mental é tão importante para os praticantes de tiro esportivo?

Por Thais Hott

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

A saúde emocional é um fator-chave que interfere diretamente na precisão do atleta, podendo melhorar ou prejudicar sua performance

Pexels

ColunaBem-Estar

Tiro esportivo; Disponível para uso gratuito

O tiro esportivo é um dos esportes mais complexos que existem. A modalidade não exige apenas que o atleta saiba manusear uma arma e tenha uma mira impecável – também é essencial saber controlar bem as suas emoções, pois o fator emocional acaba sendo determinante em sua performance.

Independentemente do esporte, todo atleta precisa estar com a mente limpa e tranquila em momentos decisivos da sua carreira. Durante competições, o desequilíbrio emocional muitas vezes condena sua participação, levando o indivíduo a apresentar uma performance muito aquém de suas habilidades. No tiro esportivo, as consequências acabam sendo ainda piores.

Essa é uma modalidade que exige extrema concentração e precisão do atleta. Usando todas as suas habilidades e conhecimentos na prática, o indivíduo precisa levar em consideração fatores como distância do alvo, posição e velocidade do vento, possível coice da arma, e muito mais. Naturalmente, acaba sendo um esporte que requer muito da parte mental dos seus praticantes.

Quando a mente não está 100% focada naquela atividade, dificilmente o atleta consegue manter a estabilidade necessária para acertar o alvo. Qualquer tipo de pensamento que gere algum tipo de ansiedade pode prejudicar sua performance, desde problemas pessoais até o simples fato de estar em uma competição. É por isso que muitos atletas profissionais também realizam acompanhamento psicológico regularmente.

Uma mente perturbada também gera reações indesejadas no corpo. É comum que pessoas que sofrem de ansiedade apresentem sintomas como tremores e taquicardia – ambos são totalmente prejudiciais para praticantes de tiro esportivo, que precisam de máxima estabilidade para conseguir mirar e atirar do jeito correto. O simples fato de o coração bater mais rápido do que deveria já é uma desvantagem nesse esporte.

Todos os atletas profissionais do segmento estão constantemente em busca de metodologias para manter o equilíbrio emocional e gerenciar seu estresse. Essas são habilidades que também podem ser aproveitadas em inúmeros aspectos de nossas vidas pessoais, então muitas vezes acabam sendo tratamentos amplamente positivos para qualquer pessoa.

No caso daqueles que ainda estão começando a praticar o esporte, essa é uma habilidade mais necessária para atletas avançados, que estão buscando melhorar seu rendimento ou participar de competições. No começo, o mais importante é ganhar familiaridade com a carabina de pressão 5.5 Hatsan ou qualquer outra arma escolhida, além de desenvolver habilidades como mira, precisão e concentração.

Paralelamente, realizar acompanhamento psicológico visando o equilíbrio emocional também é uma atitude muito bem-vinda. Quanto antes o atleta pensar nessa necessidade, melhor para sua carreira de atirador.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS