Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024


Bem-Estar Domingo, 15 de Setembro de 2024, 13:46 - A | A

Domingo, 15 de Setembro de 2024, 13h:46 - A | A

Coluna Bem-Estar

Como melhorar a qualidade do ar durante o clima seco do inverno?

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Baixas temperaturas e oscilações climáticas colaboram com manifestação de doenças respiratórias; saiba como se prevenir

ProfessionalStudioImages / iStock

ColunaBem-Estar

..

Uma boa parte do ar que respiramos é composta por água, que por sua vez é essencial para a manutenção da nossa saúde. Contudo, as oscilações climáticas podem fazer com que o nível de água presente no ar aumente ou diminua, interferindo em sua qualidade e dificultando o processo de respiração. No inverno, é comum que a umidade caia, deixando o clima mais seco e insalubre.

A combinação de tempo seco com baixas temperaturas pode trazer consequências sérias para a saúde, especialmente para quem já sofre de alergias ou tem predisposição para problemas respiratórios. A baixa umidade do ar faz com que a atmosfera concentre uma quantidade maior de partículas de poluição, além de aumentar a presença de vírus e bactérias.

Tudo isso traz consequências negativas para as vias aéreas, que já estão mais fragilizadas, devido ao clima frio. É aqui que começam a surgir problemas como gripes, resfriados, rinite, sinusite, crises de asma e sangramentos nasais. As doenças de origem alérgica são as mais comuns, devido à alta incidência de partículas alérgenas no ar.

Como se prevenir da baixa umidade do ar?

A boa notícia é que existem alternativas para se proteger da baixa umidade do ar, consistindo em uma série de hábitos rotineiros que podem ajudar a reduzir os efeitos nocivos do clima seco.

Uma das dicas mais básicas é manter o corpo sempre hidratado, através da ingestão de líquidos. Os problemas da baixa umidade estão diretamente relacionados aos níveis insuficientes de água no ar, então manter a meta de beber pelo menos dois litros de água diariamente é um passo importante. Chás e outras bebidas naturais também são úteis nesse quesito.

Investir em um purificador de ar barato também é altamente recomendável. Esses dispositivos conseguem filtrar o ar de um ambiente, eliminando as partículas nocivas e garantindo uma atmosfera mais limpa e agradável de respirar. O mais indicado é providenciar um para todos os cômodos mais utilizados da casa, como quartos e sala de estar.

Mantenha a casa sempre aberta e arejada, pois é essencial manter o ar circulando; caso contrário, as partículas nocivas se concentram no ambiente com mais facilidade, aumentando os riscos de ficar doente. Já na alimentação é recomendado reforçar as doses de nutrientes que aumentam a imunidade, com destaque para a vitamina C, que pode ser encontrada nas frutas cítricas.

Fazendo de tudo isso uma rotina, é possível reduzir drasticamente as chances de manifestar qualquer tipo de problema respiratório durante o inverno.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS