Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Cultura Sábado, 01 de Abril de 2023, 15:48 - A | A

Sábado, 01 de Abril de 2023, 15h:48 - A | A

Coluna Cultura

Libertadores 2023: o que esperar de cada grupo?

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Sete brasileiros conheceram seus adversários na principal competição do continente

Divulgação

ColunaCultura

Os grupos da Libertadores 2023 foram sorteados nesta segunda-feira (27), em evento realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Desta forma, Atlético-MG, Athletico, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras conheceram seus adversários na primeira fase da competição. Confira o cenário de cada grupo:

- GRUPO A: Flamengo, Racing-ARG, Aucas-EQU e Ñublense-CHI

Passando por dificuldades no começo do ano, o atual campeão Flamengo tem como principal adversário o Racing, um dos grandes da Argentina. Treinado por Fernando Gago, 'La Acade' ataca com muita organização e velocidade. Completam a chave os modestos Aucas-EQU e Ñublense-CHI.

- GRUPO B: Nacional-URU, Internacional, Metropolitanos-VEN e Independiente Medellín-COL

Possivelmente o brasileiro que se deu melhor no sorteio, o Inter tem um confronto duro contra o Nacional, tricampeão da América. Entretanto, com a má fase do futebol uruguaio, faz tempo que o Decano não briga pelo título. Dessa forma, o Colorado tem a responsabilidade de passar em primeiro do grupo, com autoridade.

- GRUPO C: Palmeiras, Barcelona-EQU, Bolívar-BOL e Cerro Porteño-PAR

Não é o grupo da morte, mas não é o grupo mais fácil para o Palmeiras. O Barcelona realizou boas campanhas na Libertadores, chegando à semifinal em 2021. Já o Cerro Porteño eliminou o Fortaleza nas fases preliminares e chegou ao mata-mata no ano passado. Por fim, o Verdão terá que encarar longas viagens ao Equador e, principalmente, aos 3.625 metros de altitude de La Paz.

- GRUPO D: River Plate-ARG, Fluminense, The Strongest-BOL e Sporting Cristal-PER

A vida do Fluminense não será fácil. Além de enfrentar o River Plate, um dos principais times do continente e candidato ao título, o Tricolor também terá a altitude de La Paz pela frente contra o The Strongest. Por fim a equipe encara o Sporting Cristal, equipe em ascensão desde a chegada do técnico brasileiro Tiago Nunes.

- GRUPO E: Independiente del Valle-EQU, Corinthians, Argentinos Juniors-ARG e Liverpool-URU

Missão dura para o Timão! O Del Valle é o atual campeão da Sul-Americana e da Recopa, derrotando o São Paulo e o Flamengo nas decisões, respectivamente. Dono de um toque de bola envolvente, o time equatoriano dará trabalho ao Corinthians, especialmente na partida no Equador, por conta da altitude. Para concluir, o Argentinos Juniors não é um adversário simples, pela alta rotação de seu futebol, com agressividade na marcação e velocidade para atacar.

- GRUPO F: Boca Juniors-ARG, Colo-Colo-CHI, Monagas-VEN e Deportivo Pereira-COL

Um dos dois grupos sem times brasileiros, também é uma das chaves com menor nível técnico. Antes bicho-papão no continente, o Boca Juniors não vence a Libertadores há quase 16 anos e vive má fase no Campeonato Argentino, onde é o 12° colocado. Gigante chileno, o Colo-Colo também não se apresenta competitivo na Libertadores há muitos anos e recentemente esteve ameaçado de rebaixamento na sua liga nacional. Monagas e Deportivo Pereira não devem incomodar.

- GRUPO G: Athletico, Libertad-PAR, Alianza Lima-PER e Atlético-MG

O grupo mais equilibrado da competição! O esperado encontro dos brasileiros colocou os finalistas da Copa do Brasil 2021 frente a frente. Donos de grandes campanhas continentais nos últimos anos, Athletico e Atlético-MG são candidatos ao título e devem brigar pelo primeiro lugar. Alianza Lima e Libertad, no entanto, prometem fazer jogo duro, principalmente dentro de casa, e castigar os favoritos se eles vacilarem.

- GRUPO H: Olímpia-PAR, Atlético Nacional-COL, Melgar-PER e Patronato-ARG

Tricampeão da América e figura frequente no mata-mata, o Olímpia é o grande time do grupo. Bicampeão da Libertadores, o Atlético Nacional busca retornar aos dias de ouro, enquanto Melgar e Patronato são clubes emergentes, porém jogam de maneira bastante organizada. Tudo pode acontecer!

A dificuldade extra da Libertadores

Além da competitividade das partidas e da pressão imensa, a Libertadores reserva grandes desafios físicos pelas longas viagens e pela alternância de clima no continente. Nesse sentido, profissionais da medicina e educação física são fundamentais para reduzir o desgaste dos atletas. Os apaixonados por futebol podem trabalhar nesses cargos se forem bem qualificados por uma faculdade de nutrição ou outras áreas de atuação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS