Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Cultura Domingo, 05 de Março de 2023, 14:21 - A | A

Domingo, 05 de Março de 2023, 14h:21 - A | A

Coluna Cultura

NX Zero retorna do hiato de cinco anos com formação original

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça a história da banda que movimentou o cenário do rock nacional nos anos 2000

Divulgação/César Ovalle

ColunaCultura

O NX Zero retorna com a formação original em 2023. A banda levantou atenção curiosa após publicar no Instagram integrantes com seus instrumentos tocando “Além de Mim”. O movimento até aquele momento poderia indicar o retorno da banda neste ano de 2023. Trata-se de uma banda cujo sucesso nos anos 2000 levou diversas pessoas aos shows, e sucessos como Cedo ou Tarde, Razões e Emoções e Ligação fizeram a alegria de muitos fãs na época.

A banda foi criada na cidade de São Paulo, em 2001, tendo em sua formação Di Ferrero (voz), Leandro Rocha (guitarra e voz secundária), Daniel Weksler (bateria), Conrado Grandino (baixo) e Filipe Ricardo (guitarra). Embora tenha sido formada em 2001, o primeiro álbum só veio a ser lançado em 2004, após a assinatura do contrato com a Universal Music; o álbum, intitulado “Diálogo”, vendeu aproximadamente mais de 20 mil cópias no Brasil. Em 2006, a banda lançou o álbum “NX Zero”, com o single  “Além de Mim”; neste, o grupo recebeu o prêmio Multishow de Música Brasileira de 2007, na categoria Revelação.

Após isso, já no álbum “Agora”, o primeiro single “Cedo ou Tarde” alcançou o primeiro lugar nas paradas; além disso, conseguiu ficar por quatro semanas como álbum mais vendido no Brasil. Em paralelo a isso, Di Ferrero recebeu o prêmio Slime da Nickelodeon, sendo o primeiro brasileiro a recebê-lo. O sucesso e reconhecimento da banda continuou até 2017, quando os integrantes decidiram dedicar-se a projetos pessoais, entrando assim em hiato.

O retorno representa muita emoção, afinal eles foram os maiores representantes do rock brasileiro nos anos 2000, e as melodias cativantes até hoje são ouvidas em festas e outros eventos. Além disso, o retorno figura como uma oportunidade de reinvenção da banda, que esteve em hiato por cinco anos. Nesse período, os integrantes do grupo seguiram caminhos individuais, todos trabalhando em projetos solos e com outras parcerias.

Até o dia 20 de janeiro, o retorno não passava de especulação, no entanto o anúncio do primeiro show da turnê no Mita Festival confirmou as suspeitas – o evento ocorre tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo.

No Rio de Janeiro, o festival ocorre nos dias 27 e 28 de maio; já em São Paulo ocorre nos dias 3 e 4 de junho. Aos que irão curtir o show, a indicação é que usem da moderação, afinal é imprescindível que o retorno da banda não prejudique os fãs. Por se tratar de uma banda de rock, a dica é que o local escolhido para aproveitar o show não seja tão próximo às caixas de som, afinal profissionais formados na faculdade de fonoaudiologia demonstram que sons muito altos como os presenciados em shows ao vivo podem prejudicar a experiência do espectador.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS