Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 17 de Outubro de 2024


Educação e Carreira Domingo, 14 de Julho de 2024, 13:46 - A | A

Domingo, 14 de Julho de 2024, 13h:46 - A | A

Coluna Educação e Carreira

As mudanças da geração Z no mercado de trabalho: o que os jovens buscam no ambiente corporativo?

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Ao buscar empregos, jovens consideram bons salários, trabalho flexível e benefícios

SeventyFour / iStock

ColunaEducaçãoECarreira

..

Nascidos entre 1995 e 2010, a geração Z tem revolucionado o mercado de trabalho atual. Com práticas próprias que envolvem uma vivência totalmente digitalizada, esses jovens buscam empregos que proporcionem equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, sem prejudicar seu crescimento nas empresas.

Principais características da geração

A geração Z é considerada a primeira a nascer em uma era totalmente digital, o que impactou o desenvolvimento pessoal e empresarial destes jovens de maneira diferente das gerações anteriores.

Muito mais autodidata, lógica e responsável, a geração Z busca satisfazer suas necessidades pessoais por meio de trabalhos que ofereçam bons salários e benefícios que permitam crescimento de carreira e tempo para o lazer. Além disso, esses jovens tendem a ser mais comunicativos, dialogando e buscando soluções sem desrespeitar os diferentes.

Vale ressaltar que, por crescerem totalmente conectados, esses indivíduos buscam interações mais reais, valorizando a espontaneidade, autenticidade e transparência. Nas relações pessoais e profissionais, eles procuram ser francos e não têm receio de expor suas fragilidades.

O que a geração Z espera encontrar nas empresas

De acordo com levantamento feito pela editoria Gente, do Grupo Globo, os jovens da geração Z ocupavam cerca de 20% dos postos de trabalho já em 2020. Com o aumento dos cargos ocupados por esses profissionais, o mercado de trabalho vem se moldando para oferecer novas oportunidades que visam atrair esses jovens em busca de trabalho ou recolocação profissional.

Questões como possibilidade de crescimento dentro da empresa, bons salários, trabalho em ambientes de coworking ou home office, além de horários flexíveis e benefícios oferecidos, são pontos que os jovens da geração Z almejam ao considerarem propostas de trabalho.

Preocupação com a saúde mental

A saúde mental é um ponto de interesse e discussão para essa geração. Produtivos, dispostos a trabalhar e a entregar bons resultados, os jovens buscam ambientes de trabalho que ofereçam suporte e apoio emocional, garantindo respeito aos limites e horários estabelecidos.

Oportunidade de crescimento

Inquietos e em busca da realização profissional, os jovens da geração Z tendem a buscar opções de emprego que ofereçam possibilidade de crescimento e planos de carreira. Além de incentivar a produtividade, esse tipo de relação entre empregado e companhia permite que o jovem seja proativo e contribua para o crescimento da empresa.

Bons benefícios oferecidos aos colaboradores

A geração Z caracteriza-se pelas exigências no mercado de trabalho. Além de bons salários, planos de crescimento e outras questões, oferecer benefícios aos colaboradores permite que os funcionários aceitem as propostas de emprego e permaneçam na empresa de forma motivada.

Opções como auxílio-creche, descontos em serviços e produtos oferecidos pela empresa e pelos parceiros, planos corporativos em academia, cartão alimentação e incentivo financeiro à educação permitem maior engajamento dos jovens trabalhadores, além de incentivar o crescimento dentro da própria companhia.

Horários flexíveis

Por fim, vale lembrar que os jovens da geração Z possuem um ritmo acelerado e são inquietos para a execução de tarefas monótonas. Por isso, eles buscam no mercado de trabalho empresas que ofereçam autonomia completa aos funcionários. Empregos que disponibilizam flexibilidade nos horários e desafiam os funcionários com prazos e metas tendem a ser mais atrativos para esses colaboradores.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS