A família do entregador de pizza Danilo Rosa de Oliveira Filho, 28 anos, vítima de acidente de trânsito ocorrido em 16 de fevereiro, se diz revoltada com a situação em que o rapaz é tratado na Santa Casa da Capital.
Ele sofreu múltiplas fraturas e necessita passar por algumas cirurgias. A primeira delas foi marcada há cerca de duas semanas, mas, só foi efetuada nesta sexta (12), porque, desde então, os médicos aguardavam material ortopédico específico para operações no fêmur.
O procedimento foi adiado cinco vezes, causando angustia no paciente, familiares e amigos. Por quase dois dias, Danilo ainda enfrentou espera por uma vaga no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Conseguiu, teve o estado de saúde estabilizado e foi encaminhado à Enfermaria. Porém, desde então, começou a espera pela cirurgia.
Desde o acidente, o Capital News acompanha o caso e vem buscando informações junto à Santa Casa. A assessoria de imprensa do hospital, procurada por nossa equipe diversas vezes, não repassou informações mais detalhadas quanto ao atraso da operação, pois, segundo o setor, era necessário que o médico transmitisse os dados, para que a assessoria pudesse repassá-los.
Hoje (12), chegou a informação de que Danilo deve ser operado à tarde, segundo a assessoria. Conforme assessoria, a haste de fêmur “demorou” quase duas semanas para chegar porque sua aquisição depende de pedido do médico e é material que não existe no estoque. O tempo, segundo assessoria, é considerado normal e o problema maior seria a “burocracia”. Mas, este material independe de licitação, por exemplo, algo que, torna o andamento mais rápido, porém, não o suficiente, conforme assessoria.
Nesta quinta (11), equipe da Promotoria de Justiça da Cidadania do Ministério Público do Estado (MPE) realizou vistoria em diversos postos de saúde e na Santa Casa da Capital. O parecer preliminar de aparente descaso sobre a situação encontrada pelos pacientes será dado pela promotora Sara Francisco Silva. Ela abrirá inquérito ou ação civil pública para apurar as responsabilidades. Isso pode acarretar, se, por exemplo, houver omissão comprovada, em punição aos causadores.
Acidente
Na noite do dia 16, Danilo conduzia uma moto Honda Titan e foi colhido por uma caminhonete Ranger na Avenida Centurea, no Bairro Chácara Cachoeira.
Danilo sofreu múltiplas fraturas e aguarda vaga na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) da Santa Casa.
De posse da identificação da placa que supostamente seria da caminhonete do autor, “HSJ-1932”, a família de Danilo percorreu diversos locais para tentar encontrar o veículo.
A Polícia chegou à residência 430 da Rua Anturio, no Bairro Chácara Cachoeira. Lá, encontraram a caminhonete com a placa citada. Todavia, ninguém foi encontrado na casa.
Passadas 48 horas, o rapaz que atropelou Danilo compareceu à delegacia e confirmou o fato. Ele e o pai procuraram a família da vítima.
Todavia, até o momento, em nada de concreto teria ajudado a família. A Polícia também não finalizou inquérito.(modificado às 13:39 para correção de informações)
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
12/03/2010 - 16:21
Administração da Santa Casa diz que "providências estão sendo tomadas", mas não as detalha
12/03/2010 - 14:10
Clínico informou junta da Santa Casa sobre falta de material: "Providências são de extrema urgência"
12/03/2010 - 13:33
Rapaz que aguardava cirurgia na Santa Casa após 5 adiamentos passa por procedimento
12/03/2010 - 09:08
MPE avalia sistema de saúde e encontra descaso
23/02/2010 - 10:10
Motorista envolvido em atropelamento de entregador se apresenta à Polícia
18/02/2010 - 15:28
Autor de acidente no Chácara Cachoeira ainda não se apresentou à Polícia, diz assessoria da corporação
Imagem do Dia - 17/02/2010 - 16:40
Após acidente de trânsito na Capital, familiares de vítima buscam autor que não teria prestado socorro
17/02/2010 - 15:12
Família identifica possível autor de atropelamento que fugiu sem prestar socorro
17/02/2010 - 13:26
Motorista foge após acidente com motociclista no Chácara Cachoeira