Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 26 de Novembro de 2024


Saúde Sexta-feira, 12 de Março de 2010, 14:10 - A | A

Sexta-feira, 12 de Março de 2010, 14h:10 - A | A

Clínico informou junta da Santa Casa sobre falta de material: \"Providências são de extrema urgência\"

Marcelo Eduardo - Capital News

Dois ofícios foram encaminhados dias 4 e 5 de março à junta administrativa da Santa Casa da Capital alertando-a sobre problemas no atendimento. Cópias das documentações foram enviadas ao Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS).

Ambos os ofícios são assinados pelo diretor clínico do hospital, Luís Alberto Kanamura. No primeiro, ele reclama da falta de próteses e órteses para realização de cirurgias no estabelecimento. No outro, demonstra preocupação em relação às dificuldades estruturais, eventuais faltas de medicamentos, superlotação e dificuldades nas realizações de exames suplementares.

Conforme assessoria de imprensa a serviço do CRM-MS, o texto de Kanamura é claro e traz a afirmação de que “há possibilidade de prejuízo aos pacientes” e que as “providências são de extrema urgência”.

Kanamura não formalizou denúncia junto ao CRM-MS, mas, conforme assessoria da autarquia, assim que tomou conhecimento, a entidade representante dos médicos do Estado enviou novo ofício à junta interventora solicitando informações a respeito.

No pedido do CRM-MS, há claro desejo de que estas informações sejam repassadas “o mais breve possível”, de acordo com assessoria da autarquia.

O Capital News entrou em contato também com a assessoria de imprensa da Santa Casa, indicada como única a repassar informações oficiais no hospital. O setor informou que ainda desconhecia a informação, mas que iria averiguá-la. Membros da diretoria estariam em reuniões e não poderiam repassar a informação prontamente, segundo nos informou a assessoria.

Caso

O Capital News acompanha o andamento do entregador de pizzas Danilo Rosa de Oliveira Filho, 28 anos. Ele foi atropelado na noite de 16 de fevereiro. Deveria ser encaminhado ao Centro de Terapia Intensiva (CTI), mas precisou esperar quase 48 horas por uma vaga.

Após ter a saúde estabilizada, foi transferido para a Enfermaria. Mas, continuou esperando. Desta vez, por um material necessário para uma cirurgia. Ele sofreu múltiplas fraturas e precisa passar por alguns procedimentos cirúrgicos. Um deles é parar corrigir um problema na perna direita. Mas, faltava uma haste de fêmur.

Por cinco vezes a operação foi adiada. Ele passa por cirurgia na tarde desta sexta (12).

MPE encontra descaso

Nesta quinta-feira, a Promotoria de Justiça da Cidadania do Ministério Público do Estado (MPE), Sara Francisco Silva, visitou postos de saúde e a Santa Casa da Capital.

Ela queria verificar a situação encontrada pelos pacientes. Levou uma equipe que filmou e fotografou o ambiente que viu.

Num dos trechos citados por ela em matéria publicada no site oficial do MPE, a promotora diz: “As filas na madrugada e a ausência de atendimento são práticas arcaicas que não correspondem ao SUS nem ao século XXI com toda informatização disponível nos centros e unidades de saúde.”

Agora, a promotora estuda a próxima atitude. Segundo assessoria de imprensa do MPE, ela pode abrir inquérito ou ação civil pública para apurar as responsabilidades.

Segundo o MPE, Sara Silva esteve, na quinta-feira (11), em alguns Centros Regionais de Saúde (CRS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Bairro Universitário, Dona Neta e Guanandi –, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Almeida, no Centro Especializado Municipal (CEM) e na Santa Casa.

A assessoria de imprensa da Santa Casa também não respondeu sobre o assunto, mas, ficou de ligar novamente à nossa redação para nota oficial.


Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 

Veja também:

 12/03/2010 - 16:21
  Administração da Santa Casa diz que "providências estão sendo tomadas", mas não as detalha

 12/03/2010 - 13:33
  Rapaz que aguardava cirurgia na Santa Casa após 5 adiamentos passa por procedimento

 12/03/2010 - 11:34
  Vítima de acidente é operada na Santa Casa após cirurgia ser adiada 5 vezes por falta de material

 12/03/2010 - 09:08
  MPE avalia sistema de saúde e encontra descaso

 

 11/03/2010 - 17:36
  Nova reunião entre Nelsinho e Sintesp pode pôr fim a impasse entre Prefeitura e agentes de saúdecia

 23/02/2010 - 10:10
  Motorista envolvido em atropelamento de entregador se apresenta à Polícia

 18/02/2010 - 15:28
  Autor de acidente no Chácara Cachoeira ainda não se apresentou à Polícia, diz assessoria da corporação

 Imagem do Dia - 17/02/2010 - 16:40
  Após acidente de trânsito na Capital, familiares de vítima buscam autor que não teria prestado socorro

 17/02/2010 - 15:12
  Família identifica possível autor de atropelamento que fugiu sem prestar socorro

 17/02/2010 - 13:26
  Motorista foge após acidente com motociclista no Chácara Cachoeira

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS