O piso salarial para a Advocacia sul-mato-grossense em 2025 foi atualizado com base no reajuste da variação acumulada do INPC de 2024, que foi de 4,76%. A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), informou a novidade na última terça-feira (14). Os novos valores visam garantir a adequação salarial à inflação do período.
De acordo com a OAB/MS, o piso passa a ser de R$ 1.917,11 mensais para jornadas de até 4 horas diárias ou 20 horas semanais. Já para jornadas de até 8 horas diárias ou 40 horas semanais, o valor estabelecido é de R$ 3.834,23 mensais. Essa atualização assegura melhores condições para os profissionais do Direito no estado.
Além disso, a Ordem abriu as inscrições para a 43ª edição do Exame de Ordem Unificado, que ocorreram de 6 a 13 de janeiro. O exame é obrigatório para bacharéis em Direito que desejam exercer a advocacia no Brasil. Os candidatos puderam selecionar a seccional onde realizarão a prova e escolher uma das áreas jurídicas disponíveis, como Direito Civil, Direito Penal e Direito Tributário. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até 26 de março.
O cronograma do exame prevê a realização da primeira fase, composta por 80 questões objetivas, no dia 27 de abril. As disciplinas abordadas incluem Direitos Humanos, Direito Ambiental e Estatuto da Advocacia, entre outras. Já a segunda fase, marcada para 15 de junho, será dividida em duas etapas: a redação de uma peça jurídica, valendo 5 pontos, e a resolução de quatro questões discursivas, com valor de 1,5 ponto cada. A preparação para o exame é crucial, visto que a aprovação requer, no mínimo, 50% de acertos na primeira fase e bom desempenho na segunda.