Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024



Cotidiano Quarta-feira, 26 de Abril de 2023, 13:08 - A | A

Quarta-feira, 26 de Abril de 2023, 13h:08 - A | A

Escola Segura, Família Forte

Governo mantém medidas de segurança nas escolas em MS

O Centro de Operações monitora 245 escolas

Viviane Silva
Capital News

Divulgação/ Portal MS

Governo mantém medidas de segurança nas escolas em MS

A Secretaria de Educação analisa um plano de capacitação da comunidade escolar

As medidas de segurança adotadas em Mato Grosso do Sul nas escolas estaduais, privadas e municipais, terão continuidade em todo o estado.

Enquanto a manutenção das ações é formalizada, o NISE mantém o trabalho que terá desdobramentos. “A atuação é em três frenes, de coleta e análise de dados, produção de conhecimento e proposição de ações e políticas de longo prazo que visem melhorar a segurança nas escolas”, explicou o coronel Carlos Hudmax, coordenador do Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar.

 

 

O NISE é composto por policiais, professores e psicólogos, que juntos vão estudar os fenômenos, compilar dados e transformar em conhecimento para apoiar polícias públicas voltadas ao aprimoramento da segurança escolar.

 

Outra frente de trabalho do Núcleo é de visitas técnicas e atendimento psicossocial aos alunos. Além disso, foi apresentado à SED (Secretaria de Estado de Educação), um plano de capacitação da comunidade escolar, melhorias nas instalações, propiciando maior possibilidade de defesa em caso de crise.

 

“Pretendemos fazer uma linha do tempo, marco inicial e avaliação periódica, para verificar o que está dando certo e o que precisa de melhoras de forma global”, disse Hudmax. “A segurança será como sempre foi, o que mudou é a prioridade de atendimento. O patrulhamento escolar do programa ‘Escola Segura, Família Forte’, deve ser reforçado e ampliado”.

 

O Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar funciona no Centro de Operações de Segurança Integrado, que é responsável pelo videomonitoramento de 245 escolas da REE – que tem 348 unidades em MS, com mais de 185 mil alunos. A previsão é que este monitoramento chegue a 298 escolas até o final de abril.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS