Com um investimento de R$ 9 milhões, incluindo operação e estrutura, a Carreta da Saúde, do Centro de Atenção Biopsicossocial (CABS) da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), inicia seu programa de atendimentos para servidores da segurança pública de Mato Grosso do Sul em Dourados, de 19 a 21 de novembro. A unidade móvel, totalmente equipada com consultórios, estará em frente à sede do DOF, oferecendo atendimentos gratuitos das 8h às 18h.
A Carreta da Saúde disponibiliza consultas oftalmológicas, com distribuição de óculos, atendimentos de fonoaudiologia com exames audiométricos e, quando necessário, aparelhos auditivos, além de consultas médicas e psicológicas, incluindo dinâmicas em grupo. "Esse programa vai me ajudar significativamente", declarou Johalnson Borges, 1º tenente da Polícia Militar, que pretende resolver um problema auditivo que afeta seu desempenho.
A ação, parte do programa de valorização e atenção biopsicossocial do Governo do Estado, foi criada para apoiar o bem-estar dos servidores. A primeira etapa do projeto inclui atendimentos a policiais e profissionais de outros 12 municípios na linha de fronteira, onde um estudo prévio indicou a necessidade de intervenções de saúde.
A iniciativa conta com convênios entre o Governo do Estado, a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que fornece insumos e profissionais da saúde. A solenidade de lançamento das atividades será realizada em 19 de novembro, às 9h, com a presença do secretário de Estado, Antonio Carlos Videira, e equipes de saúde do CABS.