A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou, na quarta-feira (12), a distribuição de testes rápidos para diagnóstico de dengue em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O Ministério da Saúde enviou 41.775 unidades do teste NS1, sendo 36.000 já encaminhadas aos municípios, e 5.775 unidades permanecem em estoque para situações emergenciais.
A distribuição dos testes seguiu critérios epidemiológicos, levando em conta o número de casos notificados de dengue, amostras enviadas ao Lacen/MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul), o LIRAa/LIA (Levantamento de Índices do Aedes aegypti) e a população de cada município. Municípios com maior número de casos ou maior população receberam uma quantidade proporcionalmente maior de testes rápidos.
De acordo com a gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener, a distribuição está sendo realizada pela gerência de Doenças Endêmicas, com o apoio logístico da LIM (Logística Inteligente de Medicamentos), garantindo que todos os municípios recebam os testes de maneira eficiente. “Esse trabalho coordenado é fundamental para fortalecer a resposta ao controle da dengue no estado”, afirmou.
Os testes rápidos serão usados como complemento a outros exames, como RT-PCR e sorologia por ELISA, especialmente em casos graves e para grupos prioritários, como gestantes, crianças, idosos e imunocomprometidos. A SES também reforça que todos os casos suspeitos de dengue devem ser notificados, independentemente do resultado dos testes, para garantir um controle efetivo da doença.